Ministério Público investiga se esposa de Wesley Safadão, Thyane Dantas, furou fila da vacina contra covid-19 em Fortaleza
A influenciadora recebeu o imunizante contra a covid-19 na manhã dessa quinta-feira (8), mesmo sem pertencer a faixa etária apta a vacinação
A influencer Thyane Dantas, 30 anos, esposa do cantor Wesley Safadão, 32 anos, é alvo de investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A influenciadora se vacinou contra a covid-19 na manhã dessa quinta-feira (8), mesmo sem pertencer a faixa etária apta a receber as doses no momento e sem agendamento, o que levantou suspeitas do órgão.
A informação sobre a abertura da investigação foi confirmada pelo promotor de Justiça Enéas Romero, em entrevista ao portal G1. "O Ministério Público já abriu a investigação. A intenção é averiguar a legitimidade da aplicação, ouvindo as partes envolvidas no caso, como a Prefeitura, os responsáveis pela aplicação", afirmou o promotor ao veículo.
Ainda segundo Enéas, se for confirmado que houve beneficiamento ou quebra nos critérios para aplicação da vacina Thyane, as pessoas envolvidas deverão ser responsabilizadas, na esfera administrativa ou criminal.
A suspeita se dá pelo fato de que Thyane não se encontra na lista de pessoas agendadas para receber a imunização na última quinta-feira (8). Contudo, o nome da influencer aparece no sistema da Secretaria da Saúde de Fortaleza como imunizada, no mesmo dia. Atualmente, o Ceará vacina pessoas a partir dos 32 anos de idade.
MPCE também investiga Wesley Safadão
O cantor Wesley Safadão também deve ser investigado. Segundo o MPCE, o procedimento preliminar de natureza criminal também pode analisar a suspeita de que Wesley teria se vacinado em local diferente do agendado, em uma tentativa de escolher o imunizante que queria receber.
Segundo o G1, o cantor estava confirmado na lista de vacinação da prefeitura municipal para receber a primeira dose do imunizante no Salão Taíba, do Centro de Eventos do Ceará, também nessa quinta-feira (8). Contudo, Wesley foi vacinado em outro ponto, no North Shopping Jockey.
Assessoria do casal
Segundo a assessoria do artista, a influencer foi imunizada com uma "dose de sangria" - nome também dado a ‘xepa’, o que corresponde às doses que sobram no final do expediente de vacinação e que não podem ser armazenadas, precisando ser aplicadas no mesmo dia -.
"Thyane foi acompanhar o Wesley na vacinação e existe uma coisa que todos têm acesso, não foi beneficio dela, que é a dose de sangria. Cada dose dá em média um número de aplicações, depende de qual for, e se não forem aplicadas na hora são descartadas", afirmou a assessoria do casal.
Secretaria de Saúde
Sobre o ocorrido, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) declarou que planeja e executa estratégias de trabalho com o objetivo de aproveitar integralmente todas as doses ministradas das vacinas e as atividades de vacinação encerra às 17h - o que inviabiliza possíveis aplicações de doses remanescentes (xepa ou sangria) antes deste horário.
A pasta também afirmou que, nos casos de doses remanescentes em frascos, as equipes de vacinadores buscam pessoas pertencentes ao público alvo vigente, priorizando sempre os de maior idade. Thyane, de 30 anos, não foi convocada para receber o imunizante.
Por fim, a SMS informou que instaurou um processo administrativo para averiguar a aplicação do imunizante em Thyane Dantas. Após a conclusão da averiguação, o processo poderá seguir aos órgãos de controle.
Com informações do portal G1