INVESTIGAÇÃO

Prefeitura de Fortaleza convoca profissionais que vacinaram Thyane Dantas, esposa de Wesley Safadão

Secretaria da Saúde não disse quantas pessoas envolvidas foram chamadas no processo administrativo; Ministério Público também investiga possíveis irregularidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 09/07/2021 às 23:04 | Atualizado em 09/07/2021 às 23:05
Notícia
X

Por Mateus Brisa

A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) convocou profissionais envolvidos na vacinação da influencer Thyane Dantas, esposa do cantor Wesley Safadão. Apesar de não estar nos grupos atualmente sendo imunizados na capital cearense, Thyane recebeu uma dose de vacina nessa quinta-feira (8).

A Prefeitura e o Ministério Público do Ceará (MPCE) já haviam anunciado que investigariam o ocorrido, que foi divulgado nas redes sociais de Safadão e de Thyane. Além da influencer tomar vacina sem agendamento, o cantor compareceu em local e horário diferentes dos que foi indicado. Nas redes sociais, usuários levantaram a suspeita que Safadão teria ido a outro lugar para receber o imunizante da Janssen, que é aplicado em dose única, em vez dos outros aplicados no Ceará, que demandam reforço após algumas semanas.

Esposa de Safadão, Thyane disse ter tomado vacina da "xepa"; prefeitura desmente

Ao G1, a assessoria de comunicação de Thyane informou que ela foi vacinada pela "xepa", isto é, com a sobra de imunizante em frasco que já estava aberto e, se não fosse usado, seria descartado. No entanto, a Prefeitura rebateu a afirmação da influencer: a dose foi aplicada às 10 horas, enquanto os cálculos de vacinas para reaproveitamento só são feitos ao fim dos atendimentos agendados, geralmente no final da tarde.

Além disso, no Ceará só são convocadas para receber doses de sobra as pessoas que já estejam em grupos que estão recebendo a vacinação, mesmo que sem agendamento para aquele dia específico. Nesta sexta-feira, 9, a Prefeitura divulgou listas de agendamento que incluem nascidos até 1989. Thyane é de 1991, e não faz parte de nenhum grupo de risco, portanto não poderia ter sido imunizada. O nome dela também não constava nas listas divulgadas para agendamentos da quinta-feira, 8 (Colaborou Bemfica de Oliva).

Tags

Autor