Artesanato

21ª Fenearte é adiada novamente pelo Governo de Pernambuco; veja novas datas

Esta é a segunda vez que o evento, que inicialmente estava previsto para acontecer em julho, é adiado

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 16/07/2021 às 15:36 | Atualizado em 16/07/2021 às 23:57
Notícia
X

A Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC), comunicou nesta sexta-feira (16) a nova data de realização da 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

 

Antes marcada para o período de 15 a 26 de setembro, a feira irá ocorrer de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções, em Olinda, Grande Recife. Esta é a segunda vez que o evento, que inicialmente estava previsto para acontecer em julho, é adiado. O motivo é a pandemia da covid-19.

De acordo com a AD Diper, a Fenearte seguirá todas as exigências e protocolos estabelecidos pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid em Pernambuco, "num ambiente mais seguro para o público e expositores". Nesta sexta-feira (16), o Estado confirmou mais 1.250 novos casos da covid-19. Pernambuco totaliza, portanto, 577.115 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os óbitos somam 18.294, após a confirmação de 59 mortes nesta sexta.

Movimento Armorial

A 21ª edição terá como tema o Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. A iniciativa artística-cultural teve como objetivo criar uma arte erudita, através de elementos da cultura popular. Em 2021 são comemorados os 50 anos do romance "A Pedra do Reino", um dos ícones estéticos do movimento, lançado em 1971 por Ariano.

No ano passado, a Fenearte não foi realizada, devido à pandemia. A feira teve sua primeira edição em julho de 2000 e tornou-se referência internacional. Tradicionalmente, a Fenearte reúne milhares de pessoas e é considerada uma das principais do setor na América Latina.

O evento costuma gerar renda para cinco mil expositores, além de repercutir na criação de redes de negócios para além da feira. A última edição aconteceu em julho de 2019, no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, e homenageou três grandes cirandeiros: Mestre Baracho, falecido em 1988; Dona Duda e Lia de Itamaracá, esta última patrimônio vivo de Pernambuco.

Tags

Autor