CULTURA

Quem eram os "Irmãos Evento"? Figuras lendárias eram ícones da cultura do Recife; o último deles morreu nesta sexta

Independente do tipo de evento, eles marcavam presença

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 16/07/2021 às 16:57 | Atualizado em 16/07/2021 às 17:02
Notícia
X

Nesta sexta-feira (16), o Recife perdeu Joel Datz, figura ilustre da cultura pernambucana. Mas quem ele era e como se tornou conhecido? Junto com o seu irmão, Abrahão Datz, que faleceu em 1995, eles ficaram conhecidos como os "Irmãos Evento", já que marcavam presença em vários eventos culturais, políticos e sociais realizados na cidade, sendo convidados ou não. 

Em uma entrevista para o Portal UOL, em junho deste ano, Joel disse que, antes da pandemia, já tinha passado por mais de 60 mil celebrações em 40 anos. O que ele fazia? Comparecia, observava e comia. Havia até um burburinho popular de que se uma festa não tivesse a presença de Joel, ela não tinha prestado. Além disso, ele havia decidido ser completamente offline, não acessava a internet para nada. Para saber dos eventos, era de boca a boca ou nos jornais. 

Seu irmão, Abrahão Datz, faleceu de infarto em 1995, mas Joel seguiu a "carreira" e continuou sendo 'penetra' icônico de muitos eventos. 

Joel Datz estava internado no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) desde a última terça-feira (13), quando deu entrada apresentando problemas cardiológicos. O quadro acabou se agravando e a morte de Joel Datz, que tinha 76 anos, foi confirmada, nesta sexta, pela Federação Israelita de Pernambuco, que está à frente dos preparativos do velório e sepultamento.

Tags

Autor