Streaming

Jean Smart brilha na excelente 'Hacks', nova comédia da HBO Max

Série equilibra humor e drama e confirma a atriz veterna como um dos nomes mais requisitados do momento

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 27/07/2021 às 17:54
Notícia
X

A idade é um fator que determina muitas dinâmicas em Hollywood, como na sociedade em geral. A indústria do entretenimento tem um longo histórico de apagamento de atrizes acima dos cinquenta anos, com poucos papéis multifacetados e de destaque. Nos últimos anos, algumas obras tem se colocado na contramão desse preconceito e as séries produzidas para as plataformas de streamings têm sido fundamentais nesta transformação. É o caso da recente Hacks, da HBO Max, que consolidou Jean Smart, de 69 anos, como uma das atrizes mais requisitadas da atualidade.

Na série, Smart interpreta Deborah Vance, comediante que mantém há décadas um show de humor em Las Vegas. Bem-sucedida, ela também é garota-propaganda de diversos produtos e trabalha freneticamente. Quando recebe a notícia de que poderá ter suas apresentações reduzidas para abrir espaço para atrações mais jovens, ela se lança em uma empreitada para reverter a situação.

É então que entra em sua vida Ava (Hannah Einbinder). A jovem é agenciada pelo mesmo empresário de Deborah e vive um momento de crise: após uma ascensão meteórica, ela viu sua carreira desmoronar após ser "cancelada" por conta de uma piada no Twitter. Sem emprego ou perspectiva, com um namoro recém-terminado e um apartamento para pagar, ela aceita a contragosto mudar-se para Las Vegas e trabalhar com a veterana — que inicialmente também não a quer ali.

Com visões distintas sobre a vida e o humor, Deborah e Ava têm atritos imediatos, mas também nutrem um certo fascínio mútuo. Aos poucos, elas reconhecem uma na outra características comuns, ainda que, em geral, prefiram negar. Com tiradas ácidas (e, quase sempre, cruéis), elas vivem um choque geracional que permite a reflexão sobre vários temas, sendo o principal dele a própria posição da mulher na sociedade.

Enquanto Ava cresceu em um mundo onde vários de seus direitos já estavam conquistados e avanços nas pautas de sexualidade e gênero são uma realidade, Deborah vivenciou outra estrutura, na qual ser uma mulher comediante, mãe e esposa pareciam papéis inconciliáveis.

>> 'Mare of Easttown', fenômeno da HBO, tem atuação brilhante de Kate Winslet

>> 'It's a Sin', da HBO Max, aborda com seriedade e sensibilidade o início da epidemia da Aids

>> Série espanhola 'Veneno' faz retrato sensível e honesto da transexualidade

Como Deborah, Jean Smart está impecável. Seu tempo cômico é preciso e a atriz consegue trabalhar com nuances, expondo as fragilidades e dores de sua personagem de maneira delicada. A atriz já havia se destacado nos recentes sucessos Watchmen e Mare of Easttown, no quais já mostrava a precisão em equilibrar ironia com emoção. Como o contraponto da veterna, Einbinder também está excelente e captura a essência perdida e vulnerável de Ava.

Hacks é uma série divertida e inteligente, que faz ri e também emociona. É uma obra adulta, com camadas profundas e preocupada com o desenvolvimento de seus personagens. Temas como família, maternidade, amor e solidão atravessam os episódios de forma fluída, sem hierarquia, como na vida.

Tags

Autor