Diversão

Agosto, o mês interminável ou do desgosto, começa repleto de memes na web

Agosto de 2021 terá a única sexta-feira 13 do ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 02/08/2021 às 18:49
Notícia
X

O mês de agosto é cheio de alcunhas. Mês do desgosto, mês mais longo, mês dos ventos. Na internet, a era dos memes não deixa isso passar em branco e bastou julho acabar para começarem as brincadeiras. Se o sétimo mês do ano já foi considerado longo por alguns, é melhor se preparar para o oitavo. Com 31 dias, a mesma quantidade de julho, em agosto o tempo parece passar mais lentamente. Parte desse sentimento por estar relacionado à fama de que este é o mês de desgosto.

Mesmo que para muitos o dito popular não passe de uma superstição, alguns torcem o nariz quando o oitavo mês do ano chega. Essa "tradição" encontra eco em vários países e, por via das dúvidas, os supersticiosos não dispensam amuletos e rituais para espantar o azar do mês do mau agouro. Além da histórica má fama, este ano, agosto terá a famosa Sexta-feira 13, algo que ainda não ocorreu em 2021... e só acontecerá em agosto mesmo.

 
REPRODUÇÃO
Agosto do desgosto na web - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Agosto do desgosto na web - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Agosto do desgosto na web - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Agosto do desgosto - REPRODUÇÃO

Histórico

A justificativa da má fama do mês de agosto é uma superstição trazida de Portugal que dizia que casar em agosto traz desgosto. Isso porque era nesse mês, no tempo das navegações, que as caravelas iam ao mar e, por isso, as mulheres comprometidas com os navegadores ou não se casavam, ou passavam a lua de mel sozinhas ou corriam o risco de ficarem viúvas.

Ainda em termos de História, foi em agosto que bombas nucleares destruíram as cidades de Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. No Brasil, foi nesse mês que Getúlio Vargas cometeu suicídio, em 1954, e Jânio Quadros renunciou à presidência do País, em 1961.

Crendices à parte, alguns fenômenos da natureza explicam muita coisa. Agosto é conhecido como mês do cachorro louco. Nesse mês, é comum os cães e outros animais como gatos, cavalos, bois e morcegos pegarem raiva. Este é realmente um período onde a doença pode se espalhar mais facilmente, por causa da maior quantidade de cadelas e outras fêmeas no cio. Na disputa os machos acabam brigando, aumentando, assim, as chances de transmissão da doença.

De toda forma, seguem algumas "superstições" contra o azar: 

- Raminhos de arruda na orelha ou no bolso esquerdo

- Guiné, alecrim e espada de São Jorge atrás da porta

- Saquinhos com sementes de árvores nos bolsos ou no pescoço

- Reza e água benta

- Ferradura com sete furos atrás da porta

- Não cortar o cabelo

- Levantar com o pé direito

- Não casar, não viajar, não mudar e não fechar negócios em agosto

Tags

Autor