LEGADO

O último suspiro de Leonard Cohen

Álbum póstumo foi concluído pelo filho do artista três anos após sua morte

Romoaldo de Souza
Cadastrado por
Romoaldo de Souza
Publicado em 09/08/2021 às 0:00 | Atualizado em 09/08/2021 às 15:39
REPRODUÇÃO
DESPEDIDA Trabalho com nove faixas faz reconciliação entre o sensual e o espiritual - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

O transcendente poeta Leonard Cohen (1934 - 2016) não poderia partir para o último "acerto de contas da alma" sem que antes deixasse um legado que busca a reconciliação do sensual e da paixão com o espiritual. Thanks for the Dance é ao mesmo tempo impassível e comovedor.

O álbum póstumo gravita do reflexivo, quando em Listen to the Hummingbird recomenda "Ouvir o beija-flor" e "o pensamento de Deus"; se debruçando nos versos perspicazes de Puppets, ao afirmar que "Presidentes fantoches comandam tropas fantoches para queimar a terra"; e, é ao mesmo tempo audacioso como nos versos da musa Anjani Thomas, "Obrigado pela dança (…) seus ombros estão nus." A pianista americana havia gravado essa música no álbum I Came to Love, arranjado por Cohen, em 2014.

Thanks foi concluído três anos após a morte de Leonard, pelo filho o produtor Adam Cohen, ao reunir um time de instrumentistas como o irlandês Damien Rice e o espanhol Javier Mas, além dos vocais da canadense Leslie Feist. Adam, que trabalhou ao lado de Leonard em You Want It Darker, o último disco do pai, conta que o poeta deixou explícita a recomendação para que terminasse a missão, "completando as canções que começamos". E assim foi feito!

ÁLBUM

O álbum de nove músicas faz uma leitura poética em It's Torn, composta em parceria com Sharon Robinson, sua mais constante colaboradora. Em The Night of Santiago, vemos uma ode de afeto e memórias, quando o poeta exala seu derradeiro suspiro sensual ao recordar que "suas coxas, elas escaparam de mim, como cardumes de peixes assustados. Embora eu tenha esquecido metade da minha vida, eu ainda me lembro disso!"

Como recomenda o poeta Leonard Cohen, "aumente a música, despeje o vinho, pare na superfície" e escute Thanks for the Dance, uma elegante despedida.

 

Comentários

Últimas notícias