O que essa música quer dizer? Entenda o que há nas entrelinhas das letras das músicas de grandes clássicos da MPB
Perfil no Instagram relaciona conteúdo das canções com temas históricos para entender o Brasil e o mundo
Além do fator estético e sensível, a arte é um importante instrumento de transformação social. Ao longo da história, muitas canções ajudaram a traduzir as questões de seu tempo, articulando temas sociais e políticos. Interessado nesse caráter educativo e poético das canções, o historiador Rafael Ferreira decidiu criar o perfil Análise Musical no Instagram que analisa letras de clássicos e músicas contemporâneas.
>> Criado há 20 anos, grupo Pra Mateuz Poder Dançar retoma atividades
>> Jorge Du Peixe lança música em parceria com Cátia de França
>> Kanye West inova e lança dispositivo de som portátil capaz de mixar as músicas do seu novo álbum
>> Jam & Lewis, responsáveis por moldar o r&b moderno, lançam seu primeiro álbum
"Sempre gostei de ouvir as músicas e debater com meus amigos sobre os conteúdos delas. Mas foi durante a minha graduação de Licenciatura em História que as letras das canções se revelaram como fontes ricas em conteúdos, servindo como uma excelente ferramenta didática para a construção do conhecimento. Mas com o avanço da pandemia de covid-19 fui impossibilitado de atuar na minha área de formação, porém acredito que a educação pode e deve ser praticada além dos muros das escolas. Foi então que resolvi criar o projeto para ajudar a promover o debate por meio da problematização das músicas", conta.
O professor conta que, com a história, se aprende que o olhar para o passado se dá por meio de inquietações do presente e que esta lógica norteia os conteúdos da página. Ele articula temas como racismo, política e relações sociais com composições de grandes nomes da música brasileiroa.
"Diariamente nos deparamos com situações que geram uma gama de reações nas mídias socais e na sociedade como um todo. Partindo desse pressuposto, uma notícia que relata um caso de racismo, por exemplo, gera discussão entre as pessoas e para contribuir para a formação de um conhecimento mais profundo e contextualizado, podemos usar as reflexões das músicas A Carne, de Elza Soares, Olhos Coloridos, de Sandra de Sá, e tantas outras", pontua.
Ele conta que o processo de seleção das canções se dá a partir de uma historitização dos elementos. Rafael reflete que é preciso situar a obra e o autor dentro de uma temporalidade e de um espaço específico, pois ambos vão refletir as características que marcam determinada época. Assim, uma composição que teve suas origens no período que corresponde à ditadura militar vai apresentar traços do autoritarismo, da censura e das torturas e, muitas vezes, essa denúncia vai ser feita implicitamente. "Daí a importância de se conhecer o contexto histórico para que seja possível ler também nas entrelinhas", reforça.
Confira algumas postagens do perfil e o significado por trás de várias canções:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram