Artes cênicas

Paixão de Cristo do Recife vira filme e ganha exibição online em novembro

Ensaios estão acontecendo deste agosto no Teatro Hermilo Borba Filho

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 02/09/2021 às 10:28 | Atualizado em 02/09/2021 às 12:08
Notícia
X

Sem exibições presenciais desde 2019, por conta da pandemia, a Paixão de Cristo do Recife será exibida em 2021 com um novo formato. O espetáculo está sendo adaptado para o audiovisual e, em 22 de novembro, Dia de Nosso Senhor Rei do Universo, tem sua versão cinematográfica exibida online, pelo Youtube.

Com um novo Jesus pernambucano, o ator Domingos Júnior, e elenco de veteranos, os ensaios estão acontecendo, desde agosto, no Teatro Hermilo Borba Filho, onde será gravado na última semana de setembro.

A 23ª edição da montagem assinada pela Apacepe, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco, terá formato mais enxuto. A Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo, assim batizada desde 2019, quando deixou de ser a montagem idealizada por José Pimentel, passou de 1h40 para 1h20, e de 210 pessoas, entre atores, figurantes e equipe técnica, para cem.

A direção é de Carlos Carvalho, que diz que o espetáculo chega em um momento importante, em que o país vive um período traumático por conta da pandemia de covid-19 e de divisões políticas e sociais.

“O espetáculo cumprirá um papel importante neste ano em que o Brasil vive tempo difícil de dor e morte causado pela pandemia da Covid-19; além de uma dor social gerada por setores da vida nacional que pregam a intolerância, o desrespeito à vida e o culto à violência. Se a pandemia separa, o desafio junta. Estamos todos, equipe técnica e elenco, irmanados, traduzindo um texto teatral para forma de roteiro cinematográfico, cena por cena, quadro por quadro, cumprindo todas as normas sanitárias. É um processo muito difícil, mas muito prazeroso”, declarou.

Domingos Júnior, que faz sua estreia na montagem da recifense, interpretou Jesus na Paixão de Cristo do Monte da Fé, em Paudalho, sua cidade de origem. Como ator, Domingos Júnior já esteve em filmes como “À Mesa”, que lhe garantiu o prêmio de Melhor Ator no 5º Festival de Muriaé (MG). Como diretor, assinou o curta "Corpo-Capital" (no qual também atuou) e o documentário “Com Chita e Paetê se Faz História”, que documenta a história da quadrilha junina mais antiga do Estado, a Rosa Linda, Linda Rosa.

O elenco da Paixão 2021 traz também Angélica Zenith (Maria), Ivo Barreto (Judas), Sérgio Gusmão (Herodes), Carlos Lira (Pilatos), Gheuza (Madalena), além de Albemar Araújo (José de Arimateia), Maria do Céu (Herodíades) e Márcio Fecher (Satanás) entre os 43 nomes que compõem o elenco principal. Participam ainda 28 figurantes.

A Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo tem produção geral da Paulo de Castro Produções e de Antônio Pires, produção executiva de Cordas Cênicas, Roda Cultural, P. Castro e Renata Teles. Manuel Carlos assina os figurinos, a iluminação é de Eron Villar, que também ocupa a assistência de direção. A direção de trilha sonora é do maestro José Renato Accioly. A montagem conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio da TV Pernambuco, TV e Rádio Universitária e Brotfabrik.

Tags

Autor