Música

Quem é John Amplificado, do hit 'Chega e Senta', sucesso nas plataformas digitais?

Cantor recifense tem a música mais tocada atualmente no Spotify e Deezer

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 10/09/2021 às 19:45 | Atualizado em 10/09/2021 às 19:47
Notícia
X

Quem ouve hoje a música Chega e Senta, a música mais tocada mais no Spotify e Deezer atualmente, mal sabem a história por trás do hit, começando pelo seu intérprete, que atende pelo nome de John Amplificado. Com 24 anos de idade, este jovem artista é do Recife e já possui 11 anos de carreira. E embora Chega e Senta tenha sido sua primeira música de trabalho desta nova fase musical, aqui em Pernambuco, até meses atrás, ele era conhecido do público como John Geração.

>> Conheça João Gomes, o pernambucano do hit 'Meu Pedaço de Pecado'

>> Zé Vaqueiro, do hit 'Letícia', é a voz de Pernambuco no piseiro

>> Muita emoção no adeus a Gabriel Diniz na Paraíba


Por telefone, direto do Tocantins, John conversou com o Jornal do Commercio e resumiu a sua trajetória até aqui. "Vivi altos e baixos, aprendendo muito, me dedicando cada vez mais à música, até que chegou nesse ponto em que mudei de nome, criei um outro projeto, assinei com outro escritório fora do Recife, e aí começou essa loucura do John Amplificado", disse aos risos.

Amante do forró desde sempre, o sonho do John em ser cantor começou com apenas 11 anos, quando aprendeu a tocar violão. Aos 14, o rapaz dava seus primeiros passos na carreira artística quando montou sua primeira banda. E um ano depois gravou o seu primeiro CD, dando início a John e a Banda Geração.

Percorrendo todo o Nordeste do Brasil, o cantor já esteve em programações ao lado de Wesley Safadão, Marília Mendonça, Xand Avião, Solange Almeida e vários outros artistas nacionais. E a maior inspiração de John Amplificado na carreira vem da Paraíba.

"Eu gosto de vários cantores. Tento me inspirar em vários. Mas tem um que é minha grande inspiração - e não é novidade para ninguém - é o GD (Gabriel Diniz) [falecido em 2019]. Desde o começo da carreira eu me inspirei nele e ele foi um grande amigo. Foi um cara que me ajudou muito [na trajetória] no Nordeste, a princípio. Ele sempre esteve nos meus discos, gravando comigo, sempre esteve próximo. Ele sempre foi e continua sendo minha grande inspiração", declara o músico.

DE 'GERAÇÃO' PARA 'AMPLIFICADO'

Com a carreira crescente, a transição de John Geração para John Amplificado veio quando ele assinou com a Work Show, escritório artístico que gerencia artistas como Marília Mendonça, Maiara & Maraísa, Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano, Tierry e Léo Santana, sendo o recifense o primeiro artista de forró do casting. "Quando eu assinei o contrato com a Work Show, nós quisemos montar um projeto do zero. Criar uma nova identidade visual, musical, tudo novo! E por isso, acabamos pensando nessa mudança de nome. Pois a ideia é que fosse uma nova história mesmo", relembra.

E assim, logo no primeiro single desta nova fase artística, que demorou cinco meses para ficar pronta, Chega e Senta teve uma aceitação imediata e gigantesca, surpreendendo o próprio John. "Ela foi uma das músicas criadas para este meu projeto. Eu conversei com alguns compositores que gosto, e expliquei o que eu estava imaginando para este trabalho, o eu queria mais ou menos o que a música falasse. E com a inspiração deles, fizeram várias canções, entre elas a Chega e Senta. Na hora que ouvi pela primeira vez, eu enlouqueci. Quando fomos fazer os arranjos dela, virou unanimidade em toda a nossa equipe. E decidimos abrir o projeto do John Amplificado com ela", explicou.

O resultado está aí: somente no Spotify, Chega e Senta ocupa atualmente o segundo lugar do Top Músicas Brasil, terceiro lugar do Top 50 Brasil e Viral 50 Global, e o primeiro lugar do Viral 50 Brasil, além de ganhar divulgações espontâneas nas redes sociais de pessoas como Henrique (da dupla com Juliano), G-Kay, Rafael Cunha e até Wesley Safadão, que já cantou a música numa live. "Estávamos muito confiantes. Nós sempre acreditamos que o projeto ia agradar. Só não imaginamos que seria tão rápido e tomar a proporção que tomou. Não tinha como prever, nem no meio do processo perceber. Mas as coisas foram acontecendo e fomos tentando assimilar", celebra John.

Comemorando a boa fase, John Amplificado prepara o próximo dia 16 nas plataformas digitais (e dia 17, no YouTube) o lançamento de Replay, seu segundo single. "A única coisa que consigo sentir agora é uma felicidade enorme e uma empolgação absurda de mostrar mais músicas para as pessoas. Até o final do ano, terei mais 13 músicas para lançar", adianta. As músicas fazem parte de um projeto audiovisual gravado em Goiânia.

O fato é que John também não vê a hora de voltar ao Recife, agora Amplificado, para mostrar essa nova etapa da carreira ao público de seu Estado, que o acolheu desde o início. "Estou extremamente ansioso em fazer show por aí e encontrar os amigos. Estamos encontrando a melhor oportunidade. Mas acredito que não vá demorar não!", anseia.

Tags

Autor