Orgulho de Ser Nordestino: campanha do SJCC reforça importância da região
Ação valoriza a pluralidade do Nordeste e conta com diversas iniciativas no Grande Recife e Interior do Estado
Região rica de belezas e paisagens naturais, recheada de sabores particulares e uma variedade cultural e artística própria, o Nordeste reúne inúmeras peculiaridades de um povo historicamente marcado por aspectos que dão motivos de sobra para se orgulhar. Com a proposta de somar forças a este sentimento, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) lança nesta sexta-feira (8), quando comemora-se o Dia do Nordestino, um movimento que pretende exaltar ainda mais a importância do Nordeste para todo o país.
Intitulada de “Orgulho de Ser Nordestino”, a campanha reúne uma série de iniciativas desenvolvidas pelos veículos de comunicação do SJCC. Durante todo o mês de outubro, o público poderá acompanhar dentro da grade de programação da TV e da Rádio Jornal reportagens, programas temáticos e programetes com artistas e personalidades, como J.Borges, Yane Marques, Lia de Itamaracá, Jailson Marcos, e muitos outros, falando sobre a relação com a região e o orgulho de serem nordestinos. Além disso, será possível interagir nos diversos ambientes digitais que os veículos de comunicação do SJCC estão inseridos com conteúdos que mostram a diversidade e riqueza da região. E como forma de simbolizar esse start, todos os apresentadores da TV Jornal e Rádio Jornal estarão vestidos com a camisa da campanha.
“O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação sempre trouxe em sua bandeira a valorização de Pernambuco e do Nordeste. A importância desta data para nós é enaltecer tudo aquilo que possuímos. E esse Dia do Nordestino vem para marcar nosso posicionamento institucional e retomar um mote que se mistura com a história do grupo e, ao mesmo tempo, traz tantas memórias afetivas: ‘Orgulho de Ser Nordestino’. A campanha vai se desdobrar ao longo do mês e do ano em outros tipos de ações que vão enfatizar e valorizar esse sentimento”, detalha o diretor do SJCC Carlos Humberto Rocha.
Confira o vídeo da campanha:
Programação
As ações que integram a campanha já estão no ar desde a última segunda-feira (4). O programa Por Aqui, apresentado pelo jornalista Fábio Araújo, exibiu ao longo da semana matérias com curiosidades da cultura nordestina. O último episódio da série vai ao ar nesta sexta.
Neste dia 8, os telespectadores também vão acompanhar, a partir das 10h50, um programa Sabor da Gente ainda mais nordestino na TV Jornal. O chef Rivandro França e toda sua equipe prepararam um especial com dicas e receitas típicas da culinária regional. Às 11h20, a apresentadora e jornalista Anne Barreto chega à programação comandando o Meio-dia, que também exibirá uma matéria voltada para o Dia do Nordestino.
Clique aqui e baixe wallpapers da campanha 'Orgulho de Ser Nordestino'
Na Rádio Jornal, o Debate da Super Manhã, que vai ao ar a partir das 11h, vai contar com a presença de artistas locais que também vão repercutir a importância do tema para a sociedade. Os cantores Santanna, Almir Rouche e Bia Villa-Chan vão integrar o time de convidados, além, claro, de levar muita música para os ouvintes sintonizados na frequência 90.3 FM.
No sábado (9), quem circular pelos mercados de Casa Amarela, Boa Vista, Boa Viagem e Prazeres, na Região Metropolitana do Recife, vão poder acompanhar de perto outra iniciativa da campanha. O público contará com a presença de trios pé de serra que vão ambientar esses locais com muita música nordestina, além de brindes. Toda ação vai seguir os protocolos de distanciamento social e de controle da Covid-19.
Leia também:
>> Papel de parede Orgulho de Ser Nordestino disponível para baixar
>> Dia do Nordestino: baixe vídeo para mostrar o seu orgulho de pertencer ao Nordeste
>> Por que se comemora o Dia do Nordestino?
>> Dia do Nordestino: a importância de contar o Nordeste pela nossa própria história
>> Sabores do Nordeste: Quais comidas tem um tempero tipicamente nordestino?
Do Agreste ao Sertão
O interior do Estado não ficará de fora dessa comemoração. Nesta sexta-feira (8), na TV Jornal Interior, os programas “O Povo na TV” e “Cotidiano” - apresentados respectivamente por Dilson Oliveira e Marcela Calado - serão realizados juntos, diretamente da Feira de Caruaru, e terão mais de 2h de exibição. Durante a transmissão, que começará a partir das 11h45, os apresentadores vão mostrar reportagens especiais e fazer um passeio ao vivo, na feira do artesanato e no polo gastronômico da maior feira ao ar livre do país.
O público que estiver no local ganhará cordel e máscara ao som de um trio pé de serra. Já quem estiver circulando de carro pelos entornos da feira, ganhará uma lixeirinha estampada com a marca do projeto. No sábado, as ações serão ampliadas para as cidades de Garanhuns (Seaga), Pesqueira (Feira da antiga fábrica Peixe), Limoeiro (Feira Livre e Mercado Público) e Petrolina (Cohab Massangano).
Cores e Sabores especial
Às 12h30 deste sábado (9), na TV Jornal, o programa quinzenal “Cores e Sabores” também vai entrar no clima do dia mais arretado do ano. A produção vai fazer um passeio pelos principais pontos turísticos do Nordeste. No especial “Cores e Sabores – Orgulho de ser nordestino”, não vão faltar dicas de roteiros e locais para curtir o litoral e interior de cada um dos nove estados.
Especial com Santanna, o Cantador
Para ressaltar ainda mais o Orgulho de Ser Nordestino, os ouvintes da Rádio Jornal vão ganhar um show especial do cantor e compositor Santanna, gravado no Museu Cais do Sertão. No próximo dia 22, às 20h, na emissora, o artista vai levar muito forró para festejar o momento. Como grande anfitrião da festa, ele receberá cantores convidados, como Almir Rouche, Cristina Amaral e Bia Villa-Chan, que juntos farão uma verdadeira mistura de ritmos para mostrar a pluralidade do Nordeste também na música. Já no dia 23, a partir do meio-dia, a TV Jornal vai exibir os melhores momentos da festa.
Identidade nordestina
Responsável por desenvolver a identidade visual da campanha “Orgulho de Ser Nordestino”, o sócio e diretor da agência Shifty, Raphael Pinheiro, buscou inovar nas peças que retratam a região. O desafio, segundo ele, foi achar um símbolo que pudesse representar a força e garra do Nordeste, fugindo das ideias preconceituosas que geralmente espelham o território. Por isso, elegeu um pássaro repleto de cores sob um sol para evidenciar a alegria e pluralidade presente no Nordeste.
“Entendi que o coração dessa comunicação precisa ser a diversidade de pensamentos, atitudes, sentimentos, pessoas, sotaques. Esse foi meu norte. Isso precisava estar na identidade visual da campanha para dar uma nova cara ao Nordeste que, como é falado no manifesto, é passado, presente e futuro”, destrincha Pinheiro.
Serão disponibilizados no JC online três versões de wallpaper para o público baixar e usar tanto no computador, quanto no celular (clique aqui). No JC Digital, os assinantes do JC ganharão um pôster exclusivo e terão acesso, na íntegra, ao manifesto da campanha. Já nas redes sociais, os internautas também poderão assistir e compartilhar o vídeo institucional, que conta com a narração do artista pernambucano Silvério Pessoa.