CULTURA POPULAR

Livro reúne fotos, pinturas e textos sobre os papangus de Bezerros

Artista plástico pernambucano Sérgio Lemos compartilha o seu olhar sobre a manifestação do Agreste

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 07/10/2021 às 15:09 | Atualizado em 07/10/2021 às 15:14
Notícia
X

O artista plástico pernambucano Sérgio Lemos lança, nesta sexta-feira (8), o livro "Os Papangus de Bezerros", que apresenta o seu olhar sobre a manifestação cultural do Agreste. O trabalho reúne fotografias e reproduções das pinturas criadas por ele, além de textos de Valda Colares, Francisco Laranjo, Fernando Monteiro, Montez Magno e Marco Cordeiro. O evento será realizado de forma presencial, no Centro de Artesanato de Bezerros, nesta sexta-feira (8), às 15h30.

Na ocasião, serão realizadas as apresentações de dois grupos de papangus, o Balé Popular "Papanguarte" e o Grupo de Danças Folclóricas Folc Popular. No auditório do local estarão expostas três telas feitas por Sérgio Lemos. O lançamento contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bezerros, Hugo Pereira, e o diretor de cultura do município, Marlom Meirelles.



Entre as décadas de 80 e 90, Sérgio Lemos estudou, fotografou e registrou por meio da pintura os papangus, personagens de destaque das comemorações carnavalescas de Bezerros. “Sempre gostei de Carnaval e fui folião a minha vida toda. Como o meu pai é natural de Bezerros, passei a frequentar todos os anos as festas de lá. Com o passar do tempo, muito dessa cultura foi descaracterizada, mas há ainda uma resistência muito forte para que a tradição seja mantida”, comenta o artista.

"Sérgio Lemos utiliza diversos suportes como a tela de linho, o cartão duro, e o cartão ondulado e, diluiu tintas e amaciou as pinceladas sem, no entanto, abrandar a força e o sabor do desenho, da cor e da composição, apenas tornando mais encorpadas as suas propostas, tal e qual os bons vinhos originários de boas cepas", diz o também artista plástico Marco Cordeiro, que assina um dos textos da publicação, que é bilíngue - português/inglês.

"Os Papangus de Bezerros" teve também teve lançamento na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no sábado passado.

SERVIÇO
Lançamento de "Os Papangus de Bezerros", de Sérgio Lemos
Quando: sexta-feira (8), às 15h
Onde: Centro Cultural de Bezerros (Av. Maj. Aprígio da Fonseca, 1100, São Sebastião, Bezerro)

Tags

Autor