Monólogo sobre desafios da imigração tem transmissão gratuita para o Recife
"Cartas Libanesas", de José Eduardo Vendramini, trata de forma poética da luta daqueles que deixaram seus países de origem
O monólogo "Cartas Libanesas", que trata de forma poética dos desafios da imigração e da luta daqueles que deixaram seus países de origem, terá sessões direcionadas ao público do Recife neste final de semana, da sexta-feira (22) ao domingo (24), através do site www.cartaslibanesas.com.br. Os ingressos são distribuídos gratuitamente através da plataforma Sympla.
Com texto de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto, o espetáculo foi criado em 2009 a partir de cartas que a avó recebia do avô de Eduardo, além de relatos verídicos de outros imigrantes libaneses. Em tempos em que questões imigratórias merecem atenção, "Cartas Libanesas" está retornando com adaptação textual e uma nova roupagem para o audiovisual, com apresentações virtuais voltadas para cinco estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro. A turnê virtual já passou por capitais nordestinas como Natal, Fortaleza e João Pessoa.
O conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou sua esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o Brasil, o personagem precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família e da terra-mãe. Após anos de sofrimento e trabalho, Miguel decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.
"Em todo trabalho que eu faço, meu grande objetivo é fazer com que ele possa circular, gosto de ver ele chegar aos mais diferentes públicos, inclusive visando sair do eixo Rio - São Paulo", diz Eduardo. "Infelizmente uma pandemia mundial inviabilizou essa circulação presencial, mas assim como toda a classe artística, fomos desafiados a arranjar formas de seguir e, essa versão de 'Cartas Libanesas' online é uma resposta a isso, criando uma obra totalmente inédita e tão potente quanto. E quando for possível, voltaremos a encher teatros e a circular nos mais diferentes estados. Esse desejo em mim não muda!".
O espetáculo tem trilha inédita composta por Gregory Slivar e figurino de Fause Haten. A nova temporada " é uma realização da BOBOX Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e ELETROBRAS FURNAS, e o apoio cultural do Museu da Imigração e Museu do Café do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Cartas Libanesas
Onde: www.cartaslibanesas.com.br
Quando: Transmissão em 22, 23 e 24 de outubro, às 20h
Quanto: Distribuição gratuita no www.cartaslibanesas.com.br