PROGRAMAÇÃO

Congresso do Sesc Pernambuco terá palestras, cursos e apresentações musicais

Realizado entre 26 e 28 de outubro, evento reúne nomes como Leonardo Boff, Ana Mae, Amir Haddad, João Candido Portinari, Amanda Pacotti, Chiqui Gonzalez, Rosalinda Cáceresm, Jorge Melguizo e mais

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/10/2021 às 15:29
Notícia
X

O Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação, promovido de forma remota pelo Sesc Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Sebrae, será realizado de terça-feira (25) até a quinta-feira (28), com palestras, conferências, livraria virtual, galeria de exposição, além de 35 cursos. A programação conta com nomes nacionais como Leonardo Boff, Ana Mae, Amir Haddad e João Candido Portinari, e internacionais, como Amanda Pacotti, Chiqui Gonzalez, Rosalinda Cáceres e Jorge Melguizo.

Também serão realizadas apresentações do Grupo Bongar e de Lia de Itamaracá. As inscrições podem ser realizadas no congressoarteeducacao.sescpe.com.br - onde o público também pode conferir a programação detalhada.

Homenageando a bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna e Madre Armia Escobar, fundadora do Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste, do grupo de Teatro de Bonecos e do Arraial Intercultural de Circo do Recife, o Congresso terá como tema "Experiências criadoras: (des)memórias nos desafios presentes."

Destaques da programação

Na terça-feira (26), na abertura do evento, a programação começa às 8h com sessão de homenagem a Angel Vianna e Madre Armia Escobar. Em seguida, o filósofo e professor Leonardo Boff fará a primeira conferência do evento, com “Experiências criadoras: (des)memórias nos desafios do presente". O encerramento da programação deste dia será uma live show com o Grupo Bongar (Olinda-PE).

Na quarta (27), os destaques da programação são a mesa "Madre Escobar: um discurso de amor e arte/educação", comandada por Fernando Augusto (Mamulengo Só-riso - PE), João Denys (UFPE), Izabel Concessa (UFPE) e Padre Marcelo Barros (PE), e a presença do teatrólogo, ator e diretor do Grupo Tá na Rua, Amir Haddad, que vai falar sobre "A Arte e a Ocupação Cultural em espaços abertos."

No último dia de Congresso, a abertura vai se dedicar à vida de Angel Vianna. Maria Alice Poppe (UFRJ), Ana Vitória Freire (FAV/Brasil) e Hélia Borges (FAV/Brasil) vão falar sobre o legado da homenageada. A última conferência da programação será com João Candido Portinari (Projeto Portinari – RJ) falando sobre “Educação Como Poíeses: Candido Portinari e o ensino de arte no Brasil”. Encerrando o evento, a cantora Lia de Itamaracá fará um show online e ao vivo. Nesses dois dias de Congresso, a programação inclui ainda a realização simultânea de mesas temáticas.

Durante os três dias de realização, o Congresso espera reunir virtualmente duas mil pessoas em três conferências, 12 mesas com 34 palestras, ao vivo ou gravadas com exclusividade para a iniciativa, e com debates e conversas com os ministrantes ao final de cada uma delas. Além delas, a programação também contará com lançamento de livros, passeios virtuais a exposições e livrarias e apresentações culturais regionais. Os participantes terão direito a certificado comprovando presença no evento.

SERVIÇO
Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação
Onde: congressoarteeducacao.sescpe.com.br
Quando: 26 a 28 de outubro
Quanto: R$ 80 (conferências e palestras)

Tags

Autor