ARTESANATO

Exposição 'Mestres dos Saberes' reúne peças de artesanato de mestres e alunos de escolas públicas de Pernambuco

A mostra será exibida no Centro Cultural Galpão das Artes, em Limoeiro, com o que foi construído em 8 oficinas anteriores pelo projeto

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 01/11/2021 às 14:50 | Atualizado em 01/11/2021 às 14:52
Notícia
X

A exposição "Mestres dos Saberes", que será realizada entre 6 de novembro e 6 de dezembro deste ano, será a oportunidade para o público do Agreste de Pernambuco conhecer e se aprofundar no artesanato produzido no interior do Estado. A mostra será exibida no Centro Cultural Galpão das Artes, em Limoeiro, com o que foi construído em 8 oficinas anteriores pelo projeto.

Durante os meses de setembro e outubro, mestres de diversas partes de Pernambuco realizaram os minicursos a 160 alunos de escolas públicas, que resultaram nas peças da exposição. Por meio do incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco, os artistas transmitiram conhecimentos práticos em torno dos seus trabalhos artísticos a alunos da região. Foram criadas peças a partir da madeira, cerâmica, barro, fibras vegetais, entre outros materiais.

As mestras Roselis Alves (Limoeiro - Pinturas em Barro), Cida e Neguinha (Belo Jardim - Barro); e os Mestres Zuza (Tracunhaém - Barro), Abias (Igarassu - Madeira), Lourenço (Goiana - Cana-brava), Luiz Benício (Buique - Madeira), Nena (Cabo de Santo Agostinho - Barro), Nado (Olinda - Ocarinas de Barro) foram responsáveis pelas oficinas do projeto.

"O Projeto Mestres dos Saberes vai além do aprendizado do artesanato, ele possibilita que os jovens se reconheçam no imaginário pernambucano, traduzindo isso para a matéria prima, transformando em arte e afirmando sua cultura perante a sociedade. Os jovens precisam viver a experiência de fazer arte", disse o produtor cultural e curador da exposição, Afonso Oliveira.

Já o coordenador do projeto, jornalista e produtor cultural, Salatiel Cícero, enfatiza o poder do encontro de gerações com a arte. "Colocar a arte dos mestres do artesanato pernambucano e dos alunos lado a lado, é uma oportunidade de gerar reencontro de saberes e preservação deste legado cultural", enfatiza.

Confira a programação:

Abertura da Exposição
Sábado, 06 de novembro
Horário: 20h.


Visita guiada das escolas
Data: 08 a 12 de novembro
Dias: Terça a sexta, no horário: 9h às 17h -

Visitas do público em geral
16 de novembro a 06 de dezembro
Dias: Terça a sexta, no horário: 9h às 17h 
Sábados - 09h às 12h 

Tags

Autor