TOCANTINS

A riqueza do artesanato do capim dourado no Jalapão

As peças produzidas com o capim dourado no Jalapão são reconhecidas internacionalmente.

Leonardo Vasconcelos
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 12/04/2021 às 7:30
Notícia
O artesanato do capim dourado é uma das riquezas do Jalapão
Leonardo Vasconcelos / Divulgação - FOTO: O artesanato do capim dourado é uma das riquezas do Jalapão
Leitura:

Uma arte com o selo do Jalapão reconhecida no mundo inteiro. O artesanato do capim dourado chama a atenção tanto quanto os fervedouros e as várias outras belezas desta região do Tocantins. A diferença é que esta beleza você pode e deve levar para a sua casa de recordação  (O JC visitou o local antes da pandemia).

O capim dourado é a haste de uma flor branca da família das sempre-vivas, cientificamente conhecido de Syngonanthus niten. Dizem que existe mais de cinquenta produtos que podem ser feitos a partir do material como brincos, pulseiras, bolsas, chapéus, etc. São os mais variados enfeites. Todos com o brilho único do capim dourado.

Guilhermina Ribeiro da Silva, mais conhecida como Dona Miúda, que morreu em 2010, foi uma das precursoras e mais conhecidas artesãs. O ofício foi e vem sendo passado de geração em geração, comoherança do povo indígena Xerente. Diversas comunidades do Jalapão produzem as peças. As agências como a Cerrado Dourado incluem nos seus roteiros a visitação aos locais para comprar e conhecer de perto a cultura do capim dourado.

Comentários

Últimas notícias