CINEMA

25º Cine PE: Confira os selecionados para as mostras competitivas da retomada presencial

O festival ocupará pela primeira vez o Teatro do Parque em 23 e 26 de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/11/2021 às 16:23 | Atualizado em 05/11/2021 às 16:27
Notícia
X

Após uma edição sem público devido à pandemia de Covid-19, o CINE PE volta com programação 100% presencial em 23 e 26 de novembro. O festival ocupará pela primeira vez o Teatro do Parque, com sessões às 14h (mostras de curtas) e às 19h (mostras de longas).

Cerca de 678 realizadores inscreveram suas produções para as mostras competitivas. O estado que mais enviou inscritos foi São Paulo, com 184 filmes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 138, e de Pernambuco, com 73.

Conheça os longas-metragens

Os seis longas nacionais selecionados para a mostra competitiva foram os documentários "Os ossos da saudade", de Marcos Pimentel (MG); "Ainda estou vivo", de André Bomfim (SP); "Muribeca", de Alcione Ferreira e Camilo Soares (PE); e as ficções "Lima Barreto ao terceiro dia", de Luiz Antônio Pilar (RJ); "Receba!”, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna (BA); e "Deserto Particular", de Aly Muritiba (PR). Este último foi premiado no Festival de Veneza 2021, faz sua estreia nacional no CINE PE e foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na próxima edição do Oscar.

Conheça os curtas-metragens

Já a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais contempla realizadores do Amazonas, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte e Amapá. A Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos. São eles:

Portas (PE), animação de Báw Pernambuco
Sinopse: Sofia é uma garotinha em casa em meio ao caos da pandemia. Seu pai precisa sair para trabalhar, e a deixa sozinha. Com o celular quebrado e sem poder sair, ela dialoga com fantasias criativas que a ensinam como lidar com a solidão

Pedra do Caboclo (PE), documentário de Heleno Florentino
Sinopse: Uma viagem pela Pedra do Caboclo no agreste de Pernambuco. Imponente e quase sagrada para alguns

Entremarés (PE), documentário de Anna Andrade
Sinopse: No chão de lama, mulheres compartilham os seus vínculos e vivências com a maré, a pesca, e a Ilha de Deus.

Cannabis Medicinal no Brasil: A Guerra pelo acesso (PE), documentário de Rhute Tertuliano
Sinopse: "Cannabis Medicinal no Brasil: a guerra pelo acesso”, é um documentário em curta-metragem, participativo-reflexivo, realizado por uma estudante de Jornalismo do Recife/PE, em contato com pacientes do nordeste que vivem uma difícil realidade e que usam a maconha como alternativa à saúde e qualidade de vida.

Dona Dóra. A mística do boi (PE), documentário de Adalberto Oliveira
Sinopse: Dona Dóra, natural de Timbaúba (Zona da Mata Norte) e fundadora do Boi Rubro Negro (1965), é testemunha do êxodo rural e da ocupação periférica da Região Metropolitana do Recife. Sua força, determinação e sua habilidade em arregimentar pessoas, fez com que sua manifestação artística levasse seu nome, por isso mesmo, quando falamos do Boi Rubro Negro, estamos falando do “Boi de Dona Dóra”.

Inocentes (PE), ficção de Pedro Ferreira Ficção
Sinopse: Num tempo marcado por saudades e incertezas, no início do isolamento social, dois amigos desaparecem. A pandemia se torna um pano de fundo para a perda da inocência e o resgate de coisas há muito perdidas. Inocentes é como um presente de despedida do único elo que unia essas duas figuras desaparecidas; dois estranhos que se perdem, ou talvez, só talvez, tenham apenas se encontrado.

O caminho das águas (PE), ficção de Antônio Fargoni e Karla Ferreira
Sinopse: No agreste pernambucano, uma cidadã resolve reivindicar os seus direitos.

Júri

Mais uma vez quem seleciona os indicados para as mostras competitivas do CINE PE foi dos curadores Edu Fernandes, crítico e programador do circuito Cine Materna, e Nayara Reynaud, crítica de cinema, repórter, criadora e editora-chefe do site cultural Nervos (SP).

Confira os prêmios

O Júri Oficial de cada categoria das mostras competitivas será constituído por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas com comprovada experiência, que serão responsáveis por indicar os vencedores para as seguintes categorias do Troféu Calunga:

Categorias de longa-metragem (Melhor Filme de longa-metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Montagem);

Categoria de curta-metragem (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Montagem.

Tags

Autor