CINEMA

Cine PE: Filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022 terá estreia no Recife nesta quarta

"Deserto Particular", de Aly Muritiba, vem colecionando troféus desde sua estreia Festival de Veneza deste ano, no qual ganhou o prêmio de público

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 23/11/2021 às 18:55 | Atualizado em 23/11/2021 às 20:16
Notícia
X

Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022, o filme "Deserto Particular", de Aly Muritiba, terá estreia no Recife nesta quarta-feira (24), quando será exibido no Cine PE - Festival. A sessão será realizada às 19h, no Teatro do Parque, Centro da capital. Na quinta-feira (25), chega no circuito convencional, a exemplo das sessões nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco.

Desde sua estreia no Festival de Veneza deste ano, no qual ganhou o prêmio de público, "Deserto Particular", vem trilhando uma boa trajetória, a exemplo dos recentes prêmios no Mix Brasil, quando nas categorias Melhor Filme e Melhor Atuação, para Pedro Fasanaro.

O longa é protagonizado por Antonio Saboia ("Bacurau"), como Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Taciturno, Daniel fala pouco, e sorri menos ainda. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.

 

O longa também foi escolhido como Melhor Filme Internacional TLVFest 2021 - The Tel Aviv Internacional LGBTQ Film Festival, e recebeu o Premio Camilo (conferido ao melhor longa com temática LGBTQ), no Festival de Huelva – Cine Iberoamericano. Na ocasião, "Deserto Particular" foi premiado por "contar a dura realidade das pessoas trans e a valentia de levar a cabo no momento político e social em que vive o Brasil, deixando uma lacuna para o amor e a esperança."

Na última semana, o filme foi exibido em Los Angeles, da LA Times The Envelope Screening, e também na noite de abertura do Hollywood Brazilian Film Festival. Em Nova York, "Deserto Particular" foi exibido no Cinema Tropical "Las Premieres" Screening, no Museu da Imagem em Movimento.

"Essa foi uma semana muito especial. O filme tocou e emocionou públicos muito diversos, em lugares muito distintos. Os prêmios recebidos pelo filme na Espanha, em Israel e no Brasil, somadas às sessões em Los Angeles e Nova York, com ovação do público, me deixaram muito contente. Isso é sinal de as cosias o que filme diz, as coisas que propõe tem chegado no coração das pessoas”, comenta Muritiba.

"'Deserto Particular' é um filme de encontros", diz Muritiba. "Depois da eleição de Jair Bolsonaro, todas as minorias, mulheres, indígenas, a comunidade LGBTQIA+, negros, entre outros, passaram a ser sistematicamente perseguidas, e o país se dividiu entre o sul conservador e o norte e nordeste progressista. Essa época de ódio me motivou quando decidi sobre o que seria meu próximo filme. Faria uma obra sobre encontros. Nesse momento de ódio, resolvi fazer um filme sobre o amor."

Tags

Autor