CULTURA

No Dia do Forró, sanfoneiros se encontram para homenagear Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em Caruaru

Com muito forró e arrasta-pé, o grupo comemorou os 109 anos de nascimento do artista

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 13/12/2021 às 14:21
Notícia
X

Nesta segunda-feira (13), é celebrado o Dia do Forró em homenagem ao nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Em comemoração à data, aconteceu em Caruaru, cidade conhecida como “Capital do Forró”, localizada no Agreste pernambucano, um encontro de sanfoneiros no Pátio de Eventos da cidade.

>> Dia do Forró: Luiz Gonzaga ganha homenagens no data do seu aniversário

Renata Araújo/TV Jornal Interior
Sanfoneiros se encontram no Museu do Barro, em Caruaru, para prestar homenagens a Luiz Gonzaga. - Renata Araújo/TV Jornal Interior
Renata Araújo/TV Jornal Interior
Biró do Acordeon exibe com muito apreço a sanfona que ganhou do seu ídolo Luiz Gonzaga. - Renata Araújo/TV Jornal Interior
Renata Araújo/TV Jornal Interior
Sanfoneiros se encontram no Museu do Barro, em Caruaru, para prestar homenagens a Luiz Gonzaga. - Renata Araújo/TV Jornal Interior

Com muito forró e arrasta-pé, o grupo comemorou os 109 anos de nascimento do artista. O forrozeiro Pedrinho do Acordeon divide com Luiz Gonzaga a paixão pelo ritmo e a data de nascimento. Na boa música, os amigos também cantaram parabéns para ele.

"A emoção é grande por eu ser fã do seu Luiz e fazer aniversário no mesmo dia que ele. É uma honra", disse Pedrinho do Acordeon.

A música é passada como herança através das gerações. Aos 68 anos, Biró do Acordeon conta que recebeu das mãos do próprio Luiz Gonzaga, ainda criança, uma sanfona. Segundo ele, esse é um dos maiores presentes da sua vida.

"Eu não tenho nem palavras, estou emocionado. Luiz Gonzaga era meu ídolo quando eu chegava em Belém do Maria", declarou Biró do Acordeon.

Dia do Forró

A data foi instituída pela Lei nº 11.176, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6 de setembro de 2005. O ritmo ganhou mais um prestígio este mês: na última quinta-feira (9), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o forró como patrimônio imaterial brasileiro.

Para a escolha, a instituição utilizou a argumentação de que o forró é um supergênero por agrupar o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé, que são outras expressões culturais e musicais. A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também entrou com um processo, através do âmbito nacional, para que o gênero se torne Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

O Rei do Baião, título também atribuído a Gonzaga, foi responsável pela popularização do ritmo nordestino em todo o Brasil e exterior.

A cidade de Caruaru é um importante personagem na história do ritmo. Em junho, o município promove as tradicionais festas de São João, que envolvem muito do forró e outros sons nordestinos. O título de "Capital do Forró" foi atribuído a ela em 1980, quando o artista Jorge de Altinho compôs a música homônima em sua homenagem.

Tags

Autor