Evento

Paço do Frevo recebe performance de Maestro Forró e Rebeca Gondim; saiba detalhes

A atividade celebra e encerra a temporada 2021 da Escola Paço do Frevo

Ana Anjos
Ana Anjos
Publicado em 12/12/2021 às 7:00
Clélio Tomaz
Paço do Frevo - FOTO: Clélio Tomaz
Leitura:

O Paço do Frevo recebe, neste domingo (12), às 17h30, a performance comentada do Maestro Forró e da passista Rebeca Gondim. O projeto busca potencializar o intercâmbio entre dança e música, por isso, provocados pela Escola Paço do Frevo, os artistas irão compartilhar experiências, reflexões e fruições sobre seus trabalhos e processos criativos. O evento será de forma híbrida: pelo Youtube do Paço ou presencialmente na Praça do Frevo, que fica no 3º andar do museu. O preço está incluso na entrada ao espaço, sendo R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

A atividade encerra a temporada 2021 da Escola Paço do Frevo, que, ao longo do ano, contou com diversas ações formativas de diferentes formatos, como oficinas, espetáculos-aula e performances comentadas. O projeto iniciou durante a retomada das atividades do museu no começo deste ano, por conta da pandemia da covid-19. Mais de 450 pessoas participaram das ações promovidas pela iniciativa, entre musicistas, passistas, professores e público em geral.

Neste domingo, a performance de Maestro Forró e Rebeca Gondim se encaixa em um formato de ação formativa em que os espectadores poderão ao mesmo tempo usufruir do fazer artístico e aprender sobre ele. Paralelamente às noções técnicas, o público também poderá compreender o Frevo como uma expressão cultural que se manifesta através de muitas linguagens artísticas integradas, como a música e a dança.

“O Paço do Frevo enquanto espaço formativo sempre existiu. Desde 2014, vários projetos foram criados, como o Laboratório Corporal Criativo, a Orquestra Acadêmica de Frevo, a Fábrica de Frevo, além dos cursos e parcerias que foram realizados e desenvolvidos ao longo desses quase oito anos. Agora, em 2021, após mais de um ano parado, a gente retomou as atividades se adaptando ao formato online e repensando como o Frevo deveria ser abordado como oferta formativa dentro do Paço. A gente usa toda essa experiência que tivemos antes e damos um passo à frente, pois estamos pondo em diálogo as linguagens que atravessam o Frevo para que a gente possa, cada vez mais, trabalhar o Frevo na amplitude que ele tem”, observa Fernanda Pinheiro, coordenadora de Música do Paço do Frevo.

“O balanço é super positivo, tanto na perspectiva técnica, porque é muito importante para a gente proporcionar o aperfeiçoamento técnico da comunidade do Frevo, como na perspectiva conceitual, porque estamos buscando trabalhar o Frevo a partir das suas ancestralidades e da sua história.”

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Comentários

Últimas notícias