Jornalista Samir Abou Hana pode nomear nova ponte do Recife
Projeto de Lei quer dar o nome do comunicador, falecido na última sexta-feira (10), para uma nova ponte que ligará Zonas Oeste e Norte da capital
O jornalista pernambucano Samir Abou Hana, que faleceu na última sexta-feira (10) em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, deverá nomear uma nova ponte do Recife. Anunciada em setembro, a ponte ficará na Iputinga, ligando o bairro ao Monteiro, integrando uma requalificação urbanística e ambiental da bacia do Capibaribe.
O projeto tem previsão de 24 meses para finalização. Já o requerimento do projeto de lei para nomear a ponte, que está em trâmite na Câmara Municipal do Recife, foi feito pelo vereador Chico Kiko.
"O saudoso Samir Abou Hana, prestou serviços de relevância ao jornalismo pernambucano. A homenagem tornará o nome do jornalista em um registro histórico dos seus grandes feitos na cidade do Recife", ressalta a comunicação do vereador, ao justificar o projeto de lei.
Por conta da cobertura das grandes enchentes do Recife durante a década de 1970, quando ficava no ar por horas dando detalhes da calamidade, Abou Hana recebeu o apelido de “Secretário da Cidade”. O comunicador também ficou conhecido por usar, na TV e no rádio, a expressão “uma ternurinha para você".
O comunicador, que tinha 79 anos, levou uma queda em casa e sofreu traumatismo craniano. Ele estava internado desde o início de dezembro em um hospital particular da capital pernambucana e faleceu por complicações do quadro clínico, após sofrer três paradas cardiorrespiratórias. Durante a queda, o jornalista também sofreu uma fissura no fêmur e teve que operar.
Sobre a nova ponte
Orçada em R$ 38 milhões, a nova ponte da Iputinga pretende redimensionar a mobilidade urbana das Zonas Norte e Oeste do Recife, tornando-se uma via de ligação entre essas duas regiões. A obra faz parte do programa "Capibaribe Melhor", que tem promovido ações de drenagem, iluminação e pavimentação na cidade. O projeto tem previsão de 24 meses para finalização e pretende beneficiar aproximadamente 58 mil pessoas que transitam pela região.
Trajetória
Durante sua carreira profissional, Samir atuou como apresentador de TV, jornalista e radialista. Fora das redações, chegou a ser secretário de imprensa de dois prefeitos: Eufrásio Barbosa, de Olinda, e Augusto Lucena, do Recife.
Ele criou sua marca por meio da saudação carinhosa "ternurinha", que há tempos atrás serviu como nome de fantasia para sua emissora de rádio. A expressão era sempre acompanhada por um gesto com os dedos em forma de "V".
De acordo com o próprio Samir, a ideia surgiu quando Chacrinha o convidou para ser jurado em seu programa. Em entrevista à TV Globo, Abou Hana explicou que o comunicador o apresentou como "a ternurinha do Recife".
Em sua carreira, o apresentador passou por Rádio Jornal, Rádio Globo, Rádio Clube e outras grandes emissoras. Na televisão, teve passagens memoráveis pela TV Universitária de Pernambuco, TV Estação e Nova Nordeste, além dos jornais Diário de Pernambuco e Estado de S. Paulo.