MARVEL

Do Homem-Aranha ao Pantera Negra: estudo revela como seria o envelhecimento dos heróis da Marvel

Estudo avaliou saúde da Viúva Negra, Homem de Ferro, Pantera Negra, Homem-Aranha e Hulk

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 16/12/2021 às 10:33 | Atualizado em 16/12/2021 às 11:28
Notícia
X

Qual herói da Marvel teria o melhor envelhecimento? Foi esse questionamento que especialista em geriatria Ruth Hubbard fez ao maratonar filmes do estúdio durante o lockdown, na Austrália. Observando o comportamento dos super-heróis, a pesquisadora da Universidade de Queensland fez uma pesquisa com a Viúva Negra, Homem de Ferro, Pantera Negra, Homem-Aranha e Hulk. O resultado foi publicado na última edição da revista científica BMJ.

Para a avaliação dos personagens, foram levados em conta fatores reais como exercício regular, dieta, o uso e o não uso de álcool e tabaco. Esses itens serviram de base para saber se os heróis têm ou não tem uma terceira idade saudável. "A mensagem principal é que cada um de nós tem o ‘poder’ de influenciar a maneira como envelhecemos", disse a pesquisadora à CNN Internacional.

Confira as conclusões:

Homem-Aranha

O Homem-Aranha é o mais jovem entre os heróis analisados. Ele também tem a melhor expectativa, segundo os especialistas, por causa sua força, flexibilidade e agilidade em decorrência de picada de uma aranha radioativa. O que pode atrapalhar na sua vida é o sono. Por ele agir durante a noite, os pesquisadores apontam que Peter Parker não dorme o suficiente para um adolescente, ocasionando problemas a longo prazo.

Homem de Ferro

Tony Stark teria acesso fácil aos serviços de saúde durante o envelhecimento, por ser bilionário e morar numa região nobre. O exercício mental, já que ele é um gênio, diminui o risco de demência. As relações sociais também são positivas para o envelhecimento dele, tendo em vista relacionamento romântico com Pepper Potts.

No entanto, ele ainda corre alguns riscos, como exposição à radiação, o estresse pós-traumático e as muitas lesões causadas pelas lutas aumentam as chances de perda óssea e desenvolvimento de câncer.

Pantera Negra

Assim como Homem de Ferro, a vantagem da Pantera negra seria o acesso à tecnologia e aos cuidados de saúde de primeiro mundo. A base alimentar de Wakanda, como dizem os pesquisadores, podem reduzir as chances de obesidade e doenças cardíacas e metabólicas por causa do veganismo. Mesmo assim, eles não conseguiram chegar a uma conclusão se a base de plantas consumida por T'challa é positiva ou não.

Viúva Negra

A Viúva Negra, diferente dos apontados acima, corre risco ao envelhecer. A pesquisa aponta que o passado dela pode influenciar nisso, tendo em vista que ela foi treinada para ser uma assassina desde a infância, perdendo fases importantes de seu desenvolvimento, além de passar por grandes níveis de abuso e negligência.

Hulk

Um possível problema cardíaco pode atrapalhar o envelhecimento de Hulk. Os pesquisadores acreditam ele existe, pois quando seus batimentos aumentam quando há transformação. Ele também tem um IMC alto, condição colocada com relação a doenças crônicas, necessitando de vários atendimentos médicos sem especificidade. 

 

Tags

Autor