CINEMA

Cinema do Porto, no Bairro do Recife, estreia com filme sobre Dom Pedro I; confira detalhes sobre horário e ingressos

Novo espaço é fruto de parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Porto Digital; inauguração acontece no próximo domingo (19)

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 16/12/2021 às 20:12 | Atualizado em 16/12/2021 às 22:43
Notícia
X

A espera pelo aguardado encontro entre o público recifense e a primeira sala de cinema exclusiva localizada no Bairro do Recife chega ao fim neste domingo (19). É quando finalmente será aberto o Cinema do Porto, terceiro espaço cinematográfico administrado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), desta vez em parceria com o Porto Digital. A estreia terá exibição do longa A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, como uma prévia das celebrações pelo bicentenário da Independência, em setembro do ano que vem.

O filme, que tem nomes como Cauã Reymond, Rita Wainer e Vitória Guerra no elenco, propõe uma visão mais próxima sobre a vida de Dom Pedro I (Cauã) e dos eventos históricos que giram em torno do príncipe, com atenção especial para um momento determinante de sua trajetória. A partir dele, D. Pedro I, então, passa a refletir a respeito dos erros e acertos de sua administração desde o momento em que chegou ao País com sua família, em 1808, quando tinha apenas dez anos de idade. O roteiro é assinado por Bodanzky e Luiz Bolognesi.

"A missão institucional da Fundação Joaquim Nabuco precisa passar necessariamente pelo cinema, elemento importante da identidade brasileira", diz Antônio Campos, presidente da Fundaj. "A abertura do Cinema do Porto, em um momento de retomada cultural e em uma localidade que pulsa memória e arte, acaba sendo um grande símbolo desse nosso empenho em promover e difundir a sétima arte".

"Pernambuco é destaque nacional na produção de filmes de grande qualidade. Por isso, essa parceria entre o Porto Digital e a Fundaj veio numa hora importante para retornarmos o incentivo à economia criativa", acrescenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

CURADORIA

Assim como as salas de cinema do Derby e do Museu, também geridas pela Fundaj, o Cinema do Porto terá curadoria assinada pela coordenadora do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana Ana Farache junto ao jornalista, crítico de cinema e chefe de divisão dos cinemas da Fundação Ernesto Barros.

VITRINE FILMES/DIVULGAÇÃO
Cauã Reymond em cena de 'A Viagem de Pedro', de Laís Bodanzky - VITRINE FILMES/DIVULGAÇÃO

"As expectativas são as melhores possíveis. Pela reação que já estamos recebendo nas nossas postagens nas mídias, já dá para perceber que teremos um público bem participativo e que iremos levar o cinema para uma área da cidade que estava praticamente descoberta no momento. A abertura dessa terceira sala é uma enorme conquista para o Recife", pontua Ana Farache ao JC.

"Considero que a abertura dessa terceira sala do Cinema da Fundação é uma enorme conquista para o Recife, e sobretudo para o nosso público, que conhece bem a excelência técnica dos nossos equipamentos e sobretudo a alta qualidade dos filmes que selecionamos".

Ela acrescenta que, após a abertura oficial, neste domingo, a sala começa a funcionar no dia 6 de janeiro, junto às outras duas. Inicialmente, com duas sessões de terça a sexta-feira, e três sessões nos sábados e domingos. "Uma nova sala de cinema melhora a vida da cidade", destaca Ana.

A Viagem de Pedro terá exibição aberta ao público, às 19h do domingo. Os ingressos são gratuitos, e devem ser retirados pelo site Sympla, com a lotação limitada a 110 lugares. No próximo dia 23 (quinta-feira), acontece também a pré-estreia do filme do Baile do Menino Deus, no Cinema do Museu, com três sessões, às 18h, 19h30 e 21h. A entrada também é gratuita, com ingressos via Sympla. Para ele, serão 30 assentos disponíveis para o público em cada sessão.

O Cinema do Porto está localizado no 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues (antiga sede do Banco do Estado de Pernambuco - Bandepe), no Cais do Apolo, Bairro do Recife.

Tags

Autor