FOTOGRAFIA

Fotojornalista pernambucana Ana Araújo lança livro sobre o povo Pankararu em evento na Torre Malakoff

'PANKARARU ­- Identidade, Memória e Resistência' retrata histórias do povo originário do sertão de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 17/12/2021 às 8:00
Notícia
X

A fotojornalista pernambucana Ana Araújo lança, nesta sexta-feira (17/12), seu novo fotolivro, intitulado PANKARARU ­- Identidade, Memória e Resistência. O evento acontece das 19h às 22h, no térreo da Torre Malakoff (Bairro do Recife). A obra é fruto de um mapeamento etnográfico realizado durante 34 anos por Ana, entre 1986 a 2020.

O resultado conta a história dos indígenas da etnia Pankararu, originários do sertão de Pernambuco, por meio de imagens inéditas em três capítulos: do seu território, do seu povo e dos seus rituais ancestrais e sincréticos.

A autora conta que a publicação tem o objetivo dar visibilidade à cosmologia do povo Pankararu, que tem cerca de 11.366 membros, vivendo em área demarcada de 8.377 hectares, entre os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, na região do submédio São Francisco, no sertão de Itaparica.

O livro apresenta 124 páginas, em papel couchê, capa dura, com 107 fotos coloridas e em preto e branco, sendo 32 delas feitas com câmeras analógicas e 75 com digitais. Os textos em português, com tradução de Sarah Bailey para o inglês, são de autoria da própria Ana Araújo.

ANA ARAÚJO/DIVULGAÇÃO
Imagem do fotolivro 'PANKARARU - Identidade, Memória e Resistência', de Ana Araújo - ANA ARAÚJO/DIVULGAÇÃO

No lançamento, PANKARARU ­- Identidade, Memória e Resistência estará custando R$ 60. A ocasião terá presença de intérprete de Libras. Além disso, o livro está disponível às pessoas com deficiência visual e baixa visão, e ao público em geral, através de QR Code, impresso na contracapa, que dá acesso ao canal Fotolivro Pankararu, no YouTube.

PIONEIRO

O primeiro lançamento do fotolivro aconteceu na aldeia Pankararu, em Brejo dos Padres, no último dia 4/12. Lá, foram entregues 400 exemplares destinados à doação aos representantes das escolas, bibliotecas, entidades, lideranças e aos indígenas ou seus familiares retratados no livro. Outras informações sobre a obra e autora podem ser conferidas no perfil @fotoanaaraujo (Instagram).

Tags

Autor