FOTOGRAFIA

Conheça Edmond Dansot, fotógrafo francês que viveu no Recife e está em exposição no Museu do Estado de Pernambuco

Desde 2013, a Fundaj possui um acervo de 123 mil imagens do fotógrafo, que foram usadas para fazer a composição do projeto

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 09/12/2021 às 14:25 | Atualizado em 09/12/2021 às 14:31
Notícia
X

A partir desta quinta-feira (9), um extenso catálogo do fotógrafo francês Edmond Dansot ficará disponível ao público na exposição No Olhar de Dansot, realizada no Museu do Estado de Pernambuco, em uma parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. O trabalho do francês, erradicado no Recife aos 13 anos, traz a sensibilidade estética do autor com seu olhar para a fotografia do cotidiano nordestino.

Desde 2013, a Fundaj possui um acervo de 123 mil imagens do fotógrafo, que foram usadas para fazer a composição do projeto. A exposição teve autoria do produtor Marcos Silveira, o qual chegou a ser amigo e parceiro de trabalho. 

Ele já havia feito o Café Cultural, na Aliança Francesa do Recife, em que ocupava o cargo de diretor de cultura e comunicação. "Na época desse projeto, eu já queria realizar uma exposição, mas não foi possível. Ele tinha acabado de falecer, as fotos estavam bem guardadas, mas ainda não estavam devidamente catalogadas e com fácil acesso, além de que eu também não tinha fundos necessários. Agora, consegui apoio do Governo por meio do Funcultura e pude contar com total receptividade da Fundaj para poder trabalhar com esse acervo", disse Silveira.

"Mostrar essas fotos é mostrar o desenvolvimento do nosso estado, mas também mostrar nossa cultura por uma visão autêntica, menos folclórica e mais realista", afirma Silveira. A mostra fica aberta ao público de terça a sexta, das 11h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h.

CURADORIA

Já a curadoria ficou a cargo de Renata Victor, que tem um projeto de mestrado em história focado na trajetória do fotógrafo. "Eu passei um ano mergulhada na vida e obra dele, estudando o acervo, conversando com familiares, quando veio o convite para a curadoria. A partir do acervo da Fundaj que já está digitalizado, por mais que seja apenas uma parte da coleção total, foi muito desafiador conseguir fazer essa seleção de imagens para a exposição. Criamos algumas sessões para trabalhar com diferentes aspectos do Nordeste em sua obra, como as plantações de algodão e cana, índios, jangadeiros, registros de artes plásticas", enfatiza Renata.

"Essas parcerias com o Museu do Estado e o Governo são muito importantes para fazer essas obras circularem e as próprias instituições se apoiarem. A exposição abre essa janela de conhecimento sobre a coleção e ajuda a dar continuidade em ações para a preparação desses materiais em torná-los cada vez mais acessíveis. Esses acervos são patrimônios de toda a sociedade, então essas parcerias podem vir de todos os lugares e serem muito bem-vindas", afirma Betty Lacerda, responsável pela Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira da Fundaj,

Quem foi Edmond Jacques Dansot?

Edmond Jacques Pierre Dansot nasceu na França em 1924. Ele veio ao Recife aos 13 anos, tendo como objetivo de ser missionário Marista, organização na qual lecionou por 20 anos antes de partir para Beléme entrar em contato com o fotógrafo alemão Fritz Liebmann, o qual foi aprendiz.

Como fotógrafo, ele trabalhou no esportivo L’Equipe, de Paris, e em publicações nacionais como a revista Cruzeiro e a Folha de São Paulo. Também tem um longo currículo em repartições públicas, trabalhando para governos estaduais e órgãos como Dnocs, Chesf, Eletrobrás, Petrobrás, Incra, Sudene, Empetur, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu do Açúcar.

Confira algumas das fotos:

 

ACERVO/FUNDAJ
Exposição "No Olhar de Dansot", no Museu do Estado de Pernambuco - ACERVO/FUNDAJ
ACERVO/FUNDAJ
Exposição "No Olhar de Dansot", no Museu do Estado de Pernambuco - ACERVO/FUNDAJ
ACERVO/FUNDAJ
Exposição "No Olhar de Dansot", no Museu do Estado de Pernambuco - ACERVO/FUNDAJ
ACERVO/FUNDAJ
Exposição "No Olhar de Dansot", no Museu do Estado de Pernambuco - ACERVO/FUNDAJ
ACERVO/FUNDAJ
Exposição "No Olhar de Dansot", no Museu do Estado de Pernambuco - ACERVO/FUNDAJ

Tags

Autor