STREAMING

Verdades Secretas 2 deu certo? Primeira novela do streaming chega ao fim com baixa expectativa

Globo lançou "Verdades Secretas 2" para fortalecer sua plataforma, Globoplay, diante da concorrência da Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 20/12/2021 às 12:12
Notícia
X

Quando estreou em 2015, 'Verdades Secretas' consolidou um modelo de dramaturgia que estava dando certo na TV Globo: o das superséries. Foi uma forma que a emissora encontrou de adaptar o seu formato mais forte, o das telenovelas, com o novo público que estava surgindo com o streaming. Novamente, para jogar com o que tem de melhor, a emissora lançou "Verdades Secretas 2" para fortalecer sua plataforma, Globoplay, diante da concorrência da Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+. Com a última leva de capítulos neste fim de semana, o que podemos concluir com a nova versão da novela?

Vendida como a primeira novela brasileira para o streaming, a trama de Walcyr Carrasco e direção de Amora Mautner tinha tudo para dar certo. Primeiro, o formato já é conhecido e o mais consumido pelo público nacional. Segundo, a narrativa da primeira versão deixava uma lacuna incompleta - gerando uma expectativa em quem acompanhou há seis anos. O terceiro ponto é foi uma novela aclamada pela crítica, público e pelos circuitos internacionais. Tudo isso fruto de uma direção, texto, atuações e estratégias digitais que a Globo jamais tinha experimentado nessa nova era.

Diante disso tudo, não dá para dizer que a segunda parte da novela é um fracasso. Muito pelo contrário, já que "Verdades Secretas 2" teve uma grande repercussão nas redes sociais e foi a maior audiência, até então, do Globoplay. Porém, não dá para medir êxito de uma produção apenas pelo retorno financeiro/de público. E se for considerar que a novela é uma continuação da primeira, ela praticamente destrói todos os bons quesitos conquistados pela outra.

Assistindo todos os capítulos, o que se tem de conclusão é de que não houve uma narrativa. O texto, que para uma novela de 50 capítulos, deveria ser enxuto e ter diálogos mais críveis, tem todos os cacoetes de uma novela das 18h de Walcyr Carrasco. Expressões gordofóbicas, frases clichês e repetitivas, além de núcleos sem sentido - como o da família que se envolve com o mesmo modelo -, quebraram toda a boa estrutura que a primeira versão de "Verdades Secretas" tinha.

DIREÇÃO

A direção de Verdades Secretas 2 também foi desconexa. A direção artística de Amora Mautner deixou a desejar na novela, tendo em vista os bons trabalhos anteriores dela, como o fenômeno "Avenida Brasil". Isso refletiu também na atuação dos atores em cena. Camila Queiroz não tinha o mesmo brilho como Angel, Agatha Moreira pouco evoluiu com a sua Giovanna - também graças ao texto -, além de Rômulo Estrela montar um arquétipo pouco conquistador do seu Cristiano. 

As cenas de sexo, que foram excessivas e desnecessárias à narrativa, por vezes foram narrativas: já esperava-se cada passo que Giovanna e Cristiano davam em cena. As transições entre cada cena também não foram excessivas, além do tom usado na fotografia que guiou a novela.

O que fica de positivo?

Nem todo saldo sai negativo de "Verdades Secretas 2", que deve ter uma continuação para a terceira parte. O desafio da emissora em encarar seu melhor produto, que é a telenovela, para o streaming deixa muitas marcas no mercado audiovisual. Tanto que a HBO Max e Netflix também preparam as suas. O formato, mais curto e mais simples, pode atrair o público mais jovem e fidelizar os mais velhos à plataforma - que no ano passado tinha mais assinantes que as concorrentes. 

Apesar das problemáticas e desafios trazidos com a novela, emissora também poderia aproveitar os jovens talentos para desenvolver suas próprias narrativas para a plataforma. Nomes como Manuela Dias e Lícia Manzo, que têm novas perspectivas sobre uma novela ou minissérie, poderiam ser melhor aproveitadas até mesmo que na televisão aberta. 

Tags

Autor