Diretora revela que 'foi muito difícil' terminar 'Verdades Secretas 2' sem Camila Queiroz. Confira
"Faltava no meio alguma peça para poder fazer sentido o cheque-mate", disse a diretora artística Amora Mautner em entrevista
Diretora artística de "Verdades Secretas 2", Amora Mautner revelou sobre como foi produzir a reta final da novela, a primeira totalmente lançada no Globoplay. Os últimos episódios serão lançados nesta sexta-feira (17). A saída repentina de Camila Queiroz por complicações contratuais marcou um desafio na carreira da diretora. Ela admitiu que foi uma experiência "muito difícil" finalizar a novela sem a atriz.
"A gente não esperava nada disso, né? Foi muito difícil para todo mundo. Mas somos profissionais e nosso trabalho é esse, resolver problemas que apareçam", disse Amora, em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. "Sempre me dei bem com a Camila pessoal e artisticamente. A saída dela foi uma questão estritamente contratual. A Globo e o Ricardo [Waddington] foram muito claros, eu não tenho nada a acrescentar."
Anteriormente, o diretor de entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, já havia dito que nunca havia visto nada parecido com as exigências de Queiroz em seus 39 anos de Globo. "Ela queria alterar o desfecho da Angel", disse ele. Já a emissora afirmou em nota que ela fez "exigências contratuais inaceitáveis". A atriz protagonizou a primeira temporada da novela, em 2015.
Amora ainda disse que, apesar da eventualidade, Walcyr Carrasco conseguiu driblar o desafio para fazer um bom final para o público. "O Walcyr é um gênio e um craque em resolver essas questões e fez isso em três horas. O final é o mesmo que estava escrito desde a sinopse, a gente não mudou nada. Ele reestruturou os últimos capítulos com o que já estava gravado e inventou coisas novas para fazer sentido o final que ele sempre quis, com a ausência dela", diz.
Ela ainda revelou que o final contou com pequenas mudanças e cenas feitas por outro atores, com recursos tecnológicos, para que pudesse "chegar ao final que estava escrito". "Imagina que era um jogo de xadrez que estava fechando. Faltava no meio alguma peça para poder fazer sentido o xeque-mate. Walcyr tem uma cabeça de enxadrista, entrou, fez todas as conexões necessárias, recriou a lógica através de outras coisas para poder fazer sentido o final que ele queria", diz. "Nossa maior preocupação sempre foi que o público tivesse essa história da melhor forma possível pelo último capítulo. E eu tô feliz porque acho que conseguimos fazer isso."
Amora definiu "Verdades Secretas 2" como um "thriller erótico". Não é por acaso: a história aborda a prostituição no mundo da moda, consumo de drogas, traição e assassinatos. A trama já está confirmada para uma terceira temporada e Amora Mautner já está confirmada novamente como diretora artística. Entretanto, a parceria com Walcyr Carrasco tem antes uma nova novela das nove. Em janeiro, os dois viajam para o Mato Grosso para fazer pesquisas para a nova trama. “É só o que posso contar”, explica.