TV

Criança indígena de Pernambuco protagoniza episódio de série na TV

Dirigido pela cineasta pernambucana Bruna Monteiro, curta acompanha o ápice do crescimento de Otto, morador da aldeia Pankararu, no Sertão do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 03/01/2022 às 16:46 | Atualizado em 03/01/2022 às 17:43
Notícia
X

A vida de Otto, criança indígena da aldeia Pankararu, no Sertão do Estado, a 460 km do Recife, é tema do episódio de estreia da série "Primeiros Anos", exibido nesta terça-feira (4), às 19h45, no Canal Futura. Explorando o ápice do crescimento infantil, com todas as suas vivências e afetos, o episódio foi dirigido pela cineasta Bruna Monteiro, responsável pelo projeto "Além da Cura". O roteiro foi co-assinado com Bia Pankararu, mãe da criança.


"Primeiros Anos" será composta por 20 episódios e faz parte de um conjunto de programações com o intuito de fortalecer a rede de atuação à educação básica, ampliando a representatividade das diferentes infâncias e adolescências.

"Fomos até a Aldeia Pankararu tentar captar um pouco da essência de Otto e seus familiares. Uma história cheia de realidade, vida e muito amor. A existência indígena pulsa, flui e deságua, e tentamos retratar isso no filme", diz Bruna Monteiro. Esse território teve ampla visibilidade em 2018, quando sofreu ataques que ainda estão sob investigação. Escolas e unidades de saúde foram incendiadas.

"A proposta traz mais uma vez visibilidade a este povo. No entanto, não no viés de tragédia, mas sobre o olhar amoroso de uma mãe e uma aldeia sobre uma criança, mostrando sua primeira infância e esse senso de afeto, coletivo e solidariedade tão importante nos dias atuais", diz a sinopse.

Mãe de Otto é co-roteirista

Bia Pankararu, que é LGBTQIA+, técnica em enfermagem e produtora cultural, é uma das líderes da aldeia. Aos 21 anos, teve uma gravidez inesperada e, como mãe solo, carregou a responsabilidade de fornecer educação, amor e condições financeiras para Otto. Ela conta com apoios, como de sua companheira, Vivi, e outros familiares. "Uma rede de afeto vai se construindo ao redor desta família diante da consciência que uma criança Pankararu é filha de todo o povo", diz o texto informativo sobre o projeto.

BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
PERNAMBUCO Otto, criança da aldeia Pankararu, é protagonista de filme de Bruna Monteiro - BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
PERNAMBUCO Otto, criança da aldeia Pankararu, é protagonista de filme de Bruna Monteiro - BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
PERNAMBUCO Otto, criança da aldeia Pankararu, com familiares em filme de Bruna Monteiro - BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
PERNAMBUCO Bruna Monteiro e Brenda Alcântara nas gravações do filme "Otto", sobre criança da aldeia Pankararu - BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
PERNAMBUCO Otto, criança da aldeia Pankararu, é protagonista de filme de Bruna Monteiro - BRENDA ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO

No filme, Bia é repórter e co-roteirista, além de personagem. A sua visão é importante para não reforçar estereótipos ou alegorias sobre a cultura Pankararu, incluindo informações relevantes de registro sobre sua rotina e da rotina de seu filho, sua relação com esta rede de apoio e do processo de criar uma criança sendo uma líder indígena e lésbica.

"Otto é minha esperança de futuro juntos. Tanto no meu processo como mãe e o dele como filho. No pensamento de que crianças estamos criando. Eu torço muito por mais "Ottos", por mais outras crianças criadas com esse pensamento, com essa liberdade e consciência de seus lugares no mundo e de suas possibilidades", diz Bia. "Que a gente não se limite a padrões e conceitos e que a gente consiga criar crianças abertas ao diferente também."

A produção tem assinatura da Ganda Lab Criativo, com produção local de Bia Pankararu e Vivi Matos, direção de fotografia e edição de Brenda Alcântara e Diego Nigro. A mixagem de som é de Bruno Silva, enquanto o design de cartaz ficou por conta de Aurora Jamelo.

SERVIÇO
Estreia do curta pernambucano "Otto"
Onde: Canal Futura
Quando: terça-feira (04), às 19h45

Tags

Autor