MÚSICA

Exposição comemora 50 anos do Museu do Trem, no Recife

A mostra "Desenhos de Bordo - METROREC SKETCHES" reúne desenhos feitos pela pernambucana Pollyana Queiroz em sketchbooks, com canetas e marcadores coloridos

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 07/01/2022 às 16:13 | Atualizado em 07/01/2022 às 17:01
Notícia
X

O Museu do Trem do Recife - Estação Central Capiba, em São José, Centro do Recife, está completando 50 anos e vai celebrar com uma exposição inaugurada neste sábado (8), a partir das 10h. A mostra "Desenhos de Bordo - METROREC SKETCHES" é encabeçada pela desenhista pernambucana Pollyana Queiroz, sendo composta por dezenas de desenhos feitos em sketchbooks - livros de rabisco, em tradução mais simplificada -, feitos com canetas e marcadores coloridos.

Em cartaz até 5 de fevereiro, a mostra ocupa a sala dedicada a exposições temporárias no Museu do Trem. As visitações podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados e domingos, das 10h às 14h.

O conjunto reúne registros das viagens cotidianas da artista, sobretudo no metrô, cuja Estação Central fica junto ao equipamento cultural. Pollyana desenhou o que viu e sentiu durante duas idas e vindas nos trilhos. Assim, a celebração ocorre com uma linguagem contemporânea, simples, que dialoga com as redes sociais, práticas e hábitos de quem usa o transporte público.

Obras inéditas em acrílica sobre papel foram feitas pela artista especialmente para a ocasião, além de uma instalação artística que dialoga com o formato da sala, remetendo a uma composição de metrô e uma estação, incluindo faixa amarela e avisos de alerta.

Processo de criação

Pollyana Queiroz iniciou trabalhos nesse estilo por volta de 2016, mas só em 2020 ela começou a desenhar de forma sistemática no Metrô do Recife. "Eu precisava de um tema para um desafio lançado anualmente na internet, sempre no mês de outubro, chamado Inktober. E o metrô passou a ser o cenário perfeito", conta. A curadoria é do ilustrador Bruno Maia Giordano.

DANILO SOUTO MAIOR/SECULT-FUNDARPE
EXPOSIÇÃO "Desenhos de Bordo - METROREC SKETCHES", de Pollyana Queiroz, em cartaz no Museu do Trem - DANILO SOUTO MAIOR/SECULT-FUNDARPE
DANILO SOUTO MAIOR/SECULT-FUNDARPE
EXPOSIÇÃO "Desenhos de Bordo - METROREC SKETCHES", de Pollyana Queiroz, em cartaz no Museu do Trem - DANILO SOUTO MAIOR/SECULT-FUNDARPE
DANILO SOUTO MAIOR/SECULT-FUNDARPE
EXPOSIÇÃO "Desenhos de Bordo - METROREC SKETCHES", de Pollyana Queiroz, em cartaz no Museu do Trem - DANILO SOUTO MAIOR/SECULT-FUNDARPE

"O projeto que nasceu na pandemia, com o nome de #MetrorecSubwaySketches, postado inicialmente no Instagram. Esse era meu passatempo da viagem enquanto ia de casa para o trabalho e voltava, observando ambulantes, passageiros, artistas. São pessoas comuns que passam a ser figuras públicas, personagens dessa narrativa", explica a artista.

Essa é a estreia de Queiroz em um museu. Antes, ela participou de exposições coletivas no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco e de mostras individuais noutros espaços. "Expor num museu é uma responsabilidade. Quero compartilhar meu olhar lúdico e crítico sobre momentos cotidianos, que falam também sobre vida."

Para o coordenador de ação educativa do Museu do Trem, André Cardoso, é importante o olhar singular que a exposição Desenhos de Bordo estende para as cenas cotidianas desse meio de transporte tão fundamental para a Região Metropolitana do Recife. "É uma forma de gerar reflexões sobre o trem hoje, que se faz presente no dia a dia de milhares de pernambucanos", diz ele.

SERVIÇO
Exposição "Desenhos de Bordo - METROREC SKETCHES"
Quando: de 8 de janeiro a 5 de fevereiro, no Museu do Trem - Estação Central Capiba (R. Floriano Peixoto, s/n - São José, Recife)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados e domingos, das 10h às 14h.
Quanto: Gratuito

Tags

Autor