TELEVISÃO

'Tenho uma noção muito saudável de que vou morrer', afirma Mateus Solano

Ator naturalizou que morrer faz parte do processo da vida

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 19/01/2022 às 10:40 | Atualizado em 19/01/2022 às 11:41
Entrevista
X

Mateus Solano não se assusta com a morte como o doutor Guilherme, seu personagem em 'Quanto Mais Vida, Melhor!'. Na novela das 19h da Globo, o cardiologista ganhou uma segunda chance de viver, porém segue aterrorizado com o prazo de um ano em que receberá a resposta final sobre continuar vivo ou não. Segundo o ator, ele naturalizou que morrer faz parte do processo da vida.

"Eu gosto de interpretar personagens diferentes da minha personalidade. Sou mais doce, divertido, espontâneo e extrovertido do que o Guilherme. Ele é o contrário disso tudo. Tenho uma noção muito saudável de que vou morrer. As pessoas ficam afastando essa ideia, embora seja a única certeza. Penso todos os dias na morte", comenta o artista.

Na trama, Guilherme quer salvar o casamento com Rose (Bárbara Colen), mas a esposa ainda possui sentimentos pelo ex-namorado, o jogador de futebol Neném (Vladimir Brichta). Então, o triângulo amoroso é entre a fantasia de uma relação interrompida e a realidade de uma vida conjugal imperfeita, porém com momentos felizes. Para Mateus, estabelecer uma conexão com a colega de trabalho ajudou a passar pelo período de gravar um folhetim durante a pandemia de Covid-19.

"Esse elenco é interessante. A Bárbara (Colen) é alguém que vou sempre citar. A gente se olhou e, em poucos dias, estabelecemos uma relação de 20 anos em cena. Tivemos desafios por conta da pandemia e isso gerou solidariedade instantânea dentro do processo de gravação", relata.

Além da relação com Rose, Guilherme se afeiçoou a Flávia (Valentina Herszage). A dançarina estava com ele, Neném e Paula (Giovanna Antonelli) no acidente aéreo e encontro com a Morte (A Maia). Desde então, os dois se aproximaram e quase engataram um romance. O casal inusitado poderia gerar estranhamento ao público, pois Valentina interpretou Bebeth, a filha de Eric (Mateus Solano) em 'Pega Pega' (2017/2018), exibida em edição especial antes de 'Quanto Mais Vida, Melhor!'. No entanto, o ator defende que agora é outra história.

"A gente teve uma preocupação no início, porque as tramas iam ficar coladas, mas não há problema. Somos intérpretes e estamos fazendo personagens diferentes. Eric e Guilherme são distintos, apesar de ambos serem homens poderosos. A trajetória dele é muito bonita, pois quer controlar o outro, mas precisa começar a entender que ninguém é feliz sozinho. Falo que o núcleo do Guilherme é o alívio dramático da novela", conta.

Conexão musical

De acordo com Mateus, a música é o que ele e Guilherme têm em comum. O intérprete identifica que, por trás de toda a frieza do médico, tocar piano acessa o lado emocional dele. Por isso, o ator emprestou a sua habilidade com o instrumento musical, que estuda há dois anos, para o personagem.

"Guilherme é bom em cuidar do coração dos outros, mas não conhece o próprio. Fazer alguém que toca é muito especial. Sempre que aparecia no texto que ele tocava piano, eu ligava para o Ricardo Leão (produtor musical), a fim de saber a canção para poder gravar", confessa.

Tags

Autor