Caetano Veloso vira personagem do Mundo Bita para parcerias
"O Leãozinho", de 1977, será a primeira releitura de uma série de parcerias do projeto Rádio Bita, que resgata clássicos da música brasileira para a criançada
A animação pernambucana Mundo Bita, um dos mais importantes conteúdos infantis do país, vai integrar as comemorações do Especial Caetano Veloso 80 anos com uma parceria. Para isso, o gênio da música popular brasileira virou um personagem inédito. Serão relançados várias releituras do artista no projeto Rádio Bita, que resgata sucessos da música brasileira, começando por "O Leoãozinho", de 1977, que já faz bastante sucesso no universo infantil. Os lançamentos vão ocorrer no YouTube do Mundo Bita.
- Mundo Bita vai integrar programação de novo canal do Cartoon Network
- Mundo Bita lança nova temporada e Emicida estará no clipe de estreia. Confira
- Caetano Veloso volta ao Recife em 2022. Confira data e preços dos ingressos
- Ingressos para novo show de Caetano Veloso no Recife começam a ser vendidos nesta quarta-feira
No clipe, Caetano é apresentado como um ser mágico que, ao tocar o seu violão, faz com que o mundo ao redor vire um espaço lúdico e poético. Uma casa é transformada em montanhas divertidas; um poste é convertido em um picolé gigante; um carro muda para um bichinho engraçado. Assim, os leõezinhos Lila, Dan e Tito embarcam em uma aventura pela imaginação, até se depararem com um obstáculo um tanto ranzinza: um muro de concreto.
É aí que eles pedem a ajuda do Bita, que os incentiva a desenhar uma floresta no muro, transformando-o em um portal cheinho de natureza. Através da arte e da criatividade, Caetano e a turma modificam o meio e fazem grandes descobertas.
"Fiquei feliz quando soube que eu ia entrar no Mundo Bita. Devo isso a Benjamim, meu neto mais novo, que nasceu e vem crescendo perto de mim”, diz Caetano. "Quando meus filhos eram pequenos, o Bita ainda não existia. Agora, muitas vezes vejo os desenhos ao lado dele. Imagino como ele vai reagir ao ver minha cara ali retratada e ouvir a minha voz: o vovô dele entre as figuras que ele já ama ver na tela da TV."
Chaps Melo, criador do Mundo Bita, não economiza nos elogios e na alegria de realizara parceria: "Caetano é um dos maiores gênios da nossa música, um compositor criativo e inquieto, assim como são também as crianças. É uma honra e orgulho fazer parte das comemorações dos seus 80 anos e apresentar grandes clássicos para o público infantil. Serão quatro clipes no estilo Rádio Bita, com músicas dessa brilhante carreira, que contarão ainda com a voz e o personagem do Caetano em desenho animado, que criamos especialmente para ele. Não existe melhor momento para o Mundo Bita caetanear."
Rádio Bita
A parceria com Caetano também integra o projeto Rádio Bita, que foi criado para que crianças conheçam novas versões de sucessos da música brasileira, em um formato especial. Canções como "A Vida do Viajante", de Luiz Gonzaga, "Primavera (Vai Chuva)", de Cassiano e Sílvio Rochael, imortalizado na voz do inesquecível Tim Maia, e "Velha Infância”, dos Tribalistas, com participação do Carlinhos Brown, são alguns exemplos de gravações lançadas na Rádio Bita e que estão disponíveis no YouTube e nos principais serviços de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Music.
O Mundo Bita surgiu de forma despretensiosa, quando Chaps Melo criou o personagem Mr. Plot para a sua filha mais velha. A figura ganhou vida a partir de uma demanda por conteúdos de entretenimento infantil. Depois do Bita, vieram outros personagens, que, juntos, são um sucesso entre crianças de 1 a 5 anos e suas famílias.
Já foram lançados mais de 100 clipes autorais, que ultrapassam 11 bilhões de visualizações no Youtube. Mundo Bita fala sobre preservação da natureza, criação dos filhos, inclusão social, igualdade de direitos, família, sentimentos, higiene e outros temas importantes que permeiam o universo infantil.
Presente no conteúdo audiovisual em canais como YouTube, Netflix, Amazon Prime, Net Now, PlayKids, Spotify, Deezer e, em breve, nas plataformas da Warner Media, a marca tem se comunicado também através de shows, peças de teatro, livros, espaços temáticos e produtos. Já foram mais de 500 apresentações para um público superior a um milhão de espectadores, passando por 65 cidades.