STREAMING

Conheça 'Suplicium', a primeira série de terror pernambucana no streaming

Série pernambucana de terror estreou neste mês na Amazon Prime Video

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 31/01/2022 às 17:37 | Atualizado em 01/02/2022 às 13:46
Notícia
X

Com uma vasta produção na literatura, Pernambuco tem grandes autores no gênero terror. Carneiro Vilela, com as obras "O esqueleto - crônica fantástica de Olinda" (1871) e "A emparedada da Rua Nova" (1886), é um dos nossos principais representantes. Entretanto, há uma lacuna no audiovisual nacional voltada ao gênero. Com a expectativa de suprir esse "buraco", a série "Suplicium", uma coprodução entre a Plano 9 e Canto de Olhos Filmes, teve estreia na Amazon Prime Video no início deste ano. A produção, que mistura terror, sci-fi e fantasia tem seis episódios antológicos disponíveis na plataforma de streaming.

"Suplicium" nasce da ousadia de André Pinto e Henrique Spencer um terreno vazio, mas fértil, para o cinema de gênero. Eles assinam a criação. O projeto inicial surgiu a partir de encontros entre os dois e a equipe do Toca o Terror - que possui um programa de rádio e um site voltados ao horror. "A gente gravou um curta, lá em 2013, e pensou em que produto fazer dentro do gênero. A ideia no começo era apenas fazer uma antologia de curtas, com vários curtinhas de terror. Mas aí entrou a ideia de submeter em edital, porque não teríamos recursos, e daí encaminhamos para o Funcultura como uma série de TV", explica o produtor e cocriador Henrique Spencer. 

Pelos gêneros abordados, as produções têm um período de pós-produção o muito grande por causa dos efeitos colocados. Em "Suplicium", as filmagens acabaram em 2017, mas sua finalização ocorreu apenas em 2020. "Foi da dificuldade minha e de André de fazer tudo praticamente só, toda a parte de efeito. E acabou que envolvia outras questões particulares também que atrapalharam o processo. E a gente tinha que se dividir entre outros trabalhos. A gente se dispôs a fazer uma coisa grande e não ficou com tanto recurso para pós", conta Spencer, que teve a primeira exibição da série na TVU Recife no ano passado.

Calcada nos gêneros horror gótico, ficção científica e fantasia escapista, a série conta com seis episódios. Com referências nas obras literárias de Stephen King e na fantasia mítica de Neil Gaiman, a série se desdobra a partir da contação de histórias de Alan Werner (Marcello Trigo). Ele reúne amigos para se debruçar em narrativas ontológicas, utilizando artifícios sobrenaturais para trazer as histórias à tona.

De certa forma, a produção se destaca por abordar lendas universais e traz recursos recursos do cinema para dentro da televisão, como "found footage" e o "noir". Henrique acredita que os recursos trazidos à obra sejam universais. "Trazemos algumas referências locais. André, que é o roteirista, trouxe alguns elementos dessa literatura, mas nada muito forte como é o 'Recife Assombrado', por exemplo, muito baseado na temática local. No caso da série, temos uma influência mais universal, tanto no cinema quanto na literatura", aponta Spencer.

Pernambuco no streaming

Apesar de existir uma forte produção audiovisual no Estado, o cinema de gênero ainda fica num local incipiente. "Suplicium" acompanha uma tendência global no consumo desse tipo de produção - voltada à fantasia, horror ou ficção científica. "A prova disso é que as séries que estão fazendo sucesso nos últimos anos a maioria arrasadora é de gênero fantástico. Isso tem uma tendência a atrair um público, independente de qual a abordagem temática. Eu acredito que tenha esse potencial e os números estão para provar", conta Henrique, citando produções como "Game Of Thrones" e "American Horror Story", que bateram recordes de audiência e repercussão na última década.

Com uma produção nacional voltada muito focada no Rio de Janeiro e em São Paulo - em que séries são realizadas pelos poucos grandes estúdios -, Henrique Spencer credita políticas públicas, como o Funcultura, como viabilizadores do cinema local. "A política pública é essencial, porque basicamente nosso audiovisual é baseado nela. Agora, de uns poucos anos para cá, é que essas plataformas começaram a investir nas produções originais locais. E a maioria é feita no Sudeste. Para a gente aqui do Nordeste produzir é outra história. Se você pegar o histórico, não tem nenhuma série do gênero produzida aqui na região", enfatiza.

O elenco principal é formado por Marcello Trigo, Bruno Goya, Nataly Rocha, Pedro Wagner, Evandro Lira e João Vigo. Por enquanto, "Suplicium" está disponível apenas no Brasil.

O Prime Video é o streaming de filmes e séries da Amazon. Você pode fazer um teste grátis de 30 dias, e após esse período, ele passa a custar R$ 9,90 por mês. Para saber mais sobre o serviço, clique aqui.

Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.

Tags

Autor