RECORDE

'Garota de Ipanema' se torna a música brasileira mais gravada de todos os tempos

A música assumiu a liderança do ranking, que era de Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 18/02/2022 às 13:07 | Atualizado em 18/02/2022 às 15:50
Notícia
X
A música Garota de Ipanema, parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é a canção brasileira mais gravada de todos os tempos, de acordo com um levantamento do Ecad. A música assumiu a liderança do ranking, que era de Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso.
A mudança foi constatada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) a partir de um novo levantamento com informações atualizadas no banco de dados da associação no fechamento do ano de 2021. O último levantamento tinha sido realizado em outubro do ano passado, quando "Aquarela do Brasil" figurava em primeiro lugar e "Garota de Ipanema" em segundo.


A música, um dos grandes marcos da Bossa Nova, que já ganhou até versão em inglês cantada por Frank Sinatra ao lado de Jobim, foi gravada 423 vezes. A segunda colocada no ranking, Aquarela do Brasil, tem 416 gravações. Completam o top 5 de canções brasileiras mais gravadas Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, com 414 gravações, Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com 361 gravações e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, gravações 293 vezes.


De acordo com o Ecad, as alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que administram o Ecad. Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

Confira o ranking:

1 - Garota de Ipanema - Vinicius De Moraes / Tom Jobim - 423 gravações
2 - Aquarela do Brasil - Ary Barroso - 416 gravações
3 - Carinhoso - Braguinha / Pixinguinha - 414 gravações
4- Asa Branca - Humberto Teixeira / Gonzagão - 361 gravações
5 - Manhã de Carnaval - Antônio Maria / Luiz Bonfá - 293 gravações
6 - Eu Sei Que Vou Te Amar - Vinicius de Moraes / Tom Jobim - 268 gravações
7 - Corcovado - Tom Jobim - 256 gravações
8 - Chega de Saudade - Vinicius de Moraes / Tom Jobim - 254 gravações
9 - Wave - Tom Jobim - 253 gravações
10 - Desafinado - Newton Mendonça / Tom Jobim - 241 gravações

Tags

Autor