CULTURA POPULAR

Museu do Cangaço em Serra Talhada sedia seminário sobre mestres e mestras da cultura popular

O seminário conta com a participação de debatedores de manifestações indígenas, de matrizes africanas, artesanato, música do sertão do Pajeú, poesia, canto de viola e repente

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 23/02/2022 às 14:46 | Atualizado em 23/02/2022 às 14:47
Notícia
X

O Quintal do Museu do Cangaço, em Serra Talhada, será palco do seminário "Dialogando Saberes" nestas quinta (24) e sexta-feiras (25). O evento gratuito vai reunir mestres da cultura popular do sertão pernambucano, pesquisadores e o público em geral para valorizar o legado sociocultural, político e econômico dos mestres e das mestras que repassam os fazeres culturais, por meio dos seus causos, crenças e cânticos, memória às tradições dos seus povos.

O seminário conta com a participação de debatedores de manifestações indígenas, de matrizes africanas, artesanato, música do sertão do Pajeú, poesia, canto de viola e repente. Na ocasião, também serão realizadas rodas de conversa, encontros e relatos de experiências dos Mestres.

"O Seminário ‘Dialogando Saberes’ brota com o intuito de valorizar a tradição oral e os conhecimentos dos Mestres da Cultura Popular pernambucana. Tudo em sintonia com as diretrizes da última Conferência Estadual de Cultura", disse a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, afirmando que os participantes terão a oportunidade de conhecer, com mais profundidade, a história dos Mestres da cultura popular e tradicional dos sertões. 

O Seminário "Dialogando Saberes" reunirá escolas da rede pública de ensino, comunidades da zona rural de Serra Talhada, Mestres Registrados como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, pontos de cultura, entre outros segmentos sociais. O evento teve aporte cultural da Prefeitura de Serra Talhada, além do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

Participantes

Aramis Macedo (Licenciatura Plena em História e Especialização em História do Nordeste do Brasil), Cássio Raniere (Presidente do Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio), Anildomá Willans de Souza (Presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada), Marcelo Renan (Coordenador de Patrimônio Imaterial da GGPPC / FUNDARPE) e Luciano Duque (ex-prefeito de Serra Talhada) serão os nomes participantes da programação.

Toda programação do Seminário já está disponível no site do grupo Cabras de Lampião, no endereço: www.cabrasdelampiao.com.br.

Tags

Autor