PODCAST

Podcast infantil conta histórias de manifestações culturais da Zona da Mata

Série será publicada ao longo do mês de março, com episódios nas quartas e sábados

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/02/2022 às 14:57 | Atualizado em 28/02/2022 às 15:08
Foto: Salatiel Cicero
Podcast Brinquedos Populares lança luz sobre manifestações culturais da Zona da Mata Pernambucana - FOTO: Foto: Salatiel Cicero
Leitura:

Importantes para a cultura popular do Estado, o maracatu rural, coco de roda, ciranda e cavalo marinho são manifestações da Zona da Mata Pernambucana consideradas Patrimônios Culturais Brasileiros. Para difundir essas expressões entre as crianças, produtores culturais da região lançarão, a partir desta quarta-feira (2), o podcast Brinquedos Populares. Idealizado pelo jornalista e produtor cultural Salatiel Cícero, o programa teve incentivo da Lei Aldir Blanc.

A série será publicada ao longo do mês de março, com oito episódios publicados às quartas-feiras e sábados, abordando histórias sobre os ritmos de tradição popular presentes na região da Zona da Mata. "Fizemos um trabalho de curadoria para saber quais manifestações culturais da nossa região despertam curiosidades nas crianças. Depois disso, demos início à etapa de pesquisa e entrevistas. O desafio foi transformar cada manifestação em contação de histórias infantis. Vale destacar que algumas delas são desconhecidas pela maioria do público", disse a produtora cultural Josi Marinho, responsável pela produção dos episódios.

"Durante o trabalho de produção fizemos conexão de várias linguagens artísticas, como teatro, literatura, jornalismo, entre outras. Tudo para que fique o mais compreensível para o público do podcast", comentou o roteirista Klauber Souza.

O podcast fará um passeio pelas cidades da Zona da Mata, conhecidas pelas atividades canavieiras seculares. Desses espaços, em terreiros de engenhos de cana-de-açúcar, que nasceram manifestações populares de raízes indígenas e africanas.  "É um trabalho recheado de muita riqueza cultural, nunca visto. No trabalho de edição, por exemplo, unimos as narrações ao contexto musical e efeitos sonoros específicos de cada brincadeira. Isso está sendo feito para trazer mais realismo ao público. Queremos deixá-los totalmente envolvidos com as histórias", contou o jornalista e editor de áudio Gedson Pontes.

Projeto educativo 

Um dos pontos ressaltados é a difusão de conteúdo para professores, bibliotecas e emissoras públicas de Pernambuco. "Queremos universalizar cada conteúdo abordado nos episódios. Estamos trabalhando em articulação com professores, bibliotecas, emissoras públicas de rádio, para que possam fazer esse conteúdo chegar mais perto do público. Precisamos garantir o respeito à valorização da diversidade e salvaguarda do patrimônio cultural. E isso, sem sombra de dúvidas, passa pela e educação infantil e ensino fundamental, onde está inserida o o público-alvo do projeto", explicou o produtor cultural, radialista, jornalista e coordenador geral do projeto, Salatiel Cícero.

O podcast Brinquedos Populares será publicado no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Youtube, sempre às quartas-feiras e sábados, de março, depois das 14h. Mais informações podem ser conferidas no site do projeto

Serviço

O quê: Produtores culturais lançam podcast infantil sobre a cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco

Quando: Estreia nesta quarta-feira, dia 02 de março de 2022, às 14h.

Onde: Youtube, Deezer, Spotify

Classificação: A partir dos 05 anos

Comentários

Últimas notícias