Feira Quilombar promove homenagem a Guitinho de Xambá em Olinda
Em homenagem ao artista, o Festival "ASE – Aproximar, Significar, Empoderar" será realizado neste domingo (6)
Símbolo de resistência cultural, Guitinho da Xambá faleceu há um ano deixando uma lacuna na cultura popular pernambucana. Em homenagem ao artista, o Festival "ASE – Aproximar, Significar, Empoderar" será realizado neste domingo (6), organizado pela Feira Quilombar de Arte Negra - coletivo de artistas e artesões(ãs) negros (as) existente desde 2016.
Em sua sétima edição, as atividades de "O chão do meu terreiro – Homenagem a Guitinho da Xambá" acontecerão gratuitamente, das 13h às 22h, na comunidade da Xambá, com exposição de produtos, formação pedagógica e espetáculos artísticos.
O evento conta com ações formativas. Entre elas, estão as oficinas de percussão, de turbantes e de Abayomi. Além disso, também será apresentada a tradicional feira de arte negra, a gira de conversa - intervenção de abertura do Grupo Ori - com Pai Ivo de Xambá, Ana Benedita, Edson Axé e mediação de Negra Dany e o Leilão em Chamas.
Os shows de Coco dos Pretos, Grupo Bongar - com participação de Pirão Bateu-, e Afoxé Retrô complementam a grade. Ainda será realizada uma homenagem a Guitinho da Xambá e um cortejo de encerramento.
O Festival ASE reforça que todas as atividades são gratuitas para o público, que pode ajudar o coletivo com contribuição voluntária de produtos de limpeza e doações via PIX para manutenção do Centro Cultural Grupo Bongar.
Confira a programação completa:
Domingo (06/03)
13h: Abertura dos portões
13h: Feira de arte negra; Oficina de amarração turbantes (com Negra Dany); Oficina confecção de Abayomi (com Gilberto Saad);
14h30: Oficina de percussão (com Madson Silva)
15h30: Grupo Orí
16h: Gira de conversa com Pai Ivo de Xambá, Ana Benedita, Edson Axé (mediação: Negra Dany)
17h40: Leilão em Chamas
18h: Coco dos Pretos
19h: Grupo Bongar com participação do Pirão Bateu
20h30: Afoxé Retrô
22h: Cortejo de encerramento