SAÚDE

Guitinho, do grupo Bongar, se recupera após sofrer AVC

Músico está internado e segue em observação na UTI do Hospital Esperança

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 11/02/2021 às 13:05 | Atualizado em 11/02/2021 às 13:35
Notícia
X

O músico Guitinho da Xambá, vocalista do grupo Bongar, se recupera bem após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), na última quarta-feira (10). O pernambucano está sendo acompanhado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Esperança, em Olinda, mas permanece acordado e se comunicando com os familiares.

As informações foram divulgadas em nota, publicada no perfil do Bongar no Instagram e assinada pela assessora e produtora cultural do grupo, Marileide Alves.

Leia também: Domingo será de chorinho no Centro Cultural Bongar

Leia também: Crítica: 'Samba de Gira', do Bongar, e a tradição viva que se renova

Leia também: Bongar expande seu repertório musical no simbolismo de 'Ogum Iê!'

O comunicado desmente boatos de que Guitinho havia falecido e explica melhor o estado de saúde do artista:

"O que houve é que ele está internado para fazer uma cirurgia por conta da Síndrome de Cushing, uma doença rara que descobrimos que está causando aumento da glicose, da pressão arterial e deixando Guitinho com o rosto e o abdome inchados. Nesse internamento para a cirurgia, hoje ele teve um pequeno AVC e que já está sendo tratado pela equipe médica do Hospital Esperança, em Olinda", diz trecho.

BONGAR

O grupo Bongar foi formado em 2001, por seis ogãs do terreiro da Xambá, do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. Com intuito de preservar e difundir a cultura do Coco da Xambá, festa realizada há mais de 40 anos, nos dias 29 de junho, o Bongar se tornou um dos grupos mais importantes na perpetuação da cultura popular e religiosa de matriz africana em Pernambuco.

Trabalhos de formação, entre eles aulas e oficinas, também são realizados, principalmente no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá.

A história do desenvolvimento do grupo foi contada no documentário Festa de Terreiro, gravado em junho de 2012. Nele, integrantes, familiares e demais membros da Nação Xambá compartilham memórias sobre a atuação do Bongar junto a comunidade.

Leia a nota do Bongar na íntegra

"Queridxs amigxs, gostaríamos de informar que Guitinho da Xambá, nosso vocalista, está bem. Circulou uma INFORMAÇÃO EQUIVOCADA de que Guitinho teria falecido. O que houve é que ele está internado para fazer uma cirurgia por conta da Síndrome de Cushing, uma doença rara que descobrimos que está causando aumento da glicose, da pressão arterial e deixando Guitinho com o rosto e o abdome inchados. Nesse internamento para a cirurgia, hoje ele teve um pequeno AVC e que já está sendo tratado pela equipe médica do Hospital Esperança, em Olinda. Neste momento ele está na UTI, que é o local mais indicado para sua recuperação. Mas Guitinho está se comunicando, falando e até riu de toda essa confusão. Portanto, fiquem todxs tranquilxs, que Guitinho está bem. Obrigada pelas mensagens de preocupação. Mandem vibrações positivas para ele se recuperar mais rápido e voltar o mais rápido para suas atividades sócio-educativas-culturais na comunidade e mundo afora. Axé! Marileide Alves."

Tags

Autor