Confraria do Vinil de PE completa dez anos com feira de discos no Recife
Grupo de lojistas, colecionadores, pesquisadores, garimpeiros e DJs promove evento neste sábado (5), a partir das 13h
Criado há dez anos para realizar feiras de LPs e compactos a cada dois ou três meses, o Confraria do Vinil de Pernambuco acompanhou de perto as mudanças do universo da bolachona. Um público cada vez maior voltou a consumir discos físicos para saber informações técnicas ou experimentar uma escuta tátil.
O grupo formado por colecionadores, lojistas, pesquisadores, garimpeiros e DJs realiza uma comemoração neste sábado (5), a partir das 13h. A feira comemorativa ocorrerá no Bodega Marquês, bar e empório gastronômico localizado no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.
Leia também: Existe um novo polo de lojas de discos no Recife; conheça o roteiro
"As primeiras feiras ocorreram ainda na loja Passa Disco, em Casa Amarela, pois era um local que alguns dos confrades já conheciam. Na época, Fábio (proprietário da loja) deu grande força. Depois de algumas edições lá, começamos a circular com as feiras em outros centros comerciais. Chegamos a fazer feiras em quatro shoppings na Região Metropolitana, além de participar de encontros em Caruaru", relembra Daniel Hazin, primeiro entusiasta da Confraria.
"Esse grupo é muito diverso mas acabou se unindo pela vontade de conhecer música e pela paixão pelos discos. A cada feira, encontro ou mesmo nas conversas acaloradas pelo Whatsapp, há sempre uma novidade ou redescoberta de algum artista ou grupo que precisa ser ouvido", conta Ivanildo Berardo.
Leia também: Vinil em alta rotação no Recife: loja de CDs e LPs vai virar selo de discos
Nas feiras da Confraria, é possível achar discos de preços populares (R$ 10 ou R$ 20) até raridade que chegam a quatro dígitos de real. Essa diversidade também se vê nos estilos: jazz, blues, rock, MPB, eletrônico, instrumental, reggae, coletâneas, entre outras vertentes musicais.
SERVIÇO
Feira de 10 anos da Confraria do Vinil de Pernambuco
Quando: neste sábado (5), a partir das 13h
Onde: Bodega Marquês (Rua Marquês do Paraná, 109, Espinheiro)