LITERATURA

No aniversário do Recife e Olinda, escritoras lançam livros em sarau literário

As escritoras Katarine Araújo e Renata Santana decidiram lançar seus livros, em conjunto, na data em que se celebra as cidades-irmãs

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/03/2022 às 17:07
Notícia
X

Recife e Olinda fazem aniversário neste sábado (12). Os espaços urbanos são importantes na construção literária de escritores e escritoras que vivem em ambas cidades. Foi a partir disso que as escritoras Katarine Araújo e Renata Santana decidiram lançar seus livros, em conjunto, na data em que se celebra as cidades-irmãs. "O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas", publicação de Katarine pela editora Confraria do Vento, e "O amor na 5ª série aos 30", livro de Renata pelo selo Macondo, coincidentemente são os segundos livros delas.

O lançamento dos escritos acontecerá em um sarau literário no Casbah, às 20h, oralizando a poesia das poetas. No livro "O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas", Katarine divide as poesias em três capítulos: Coracional, Enigmas e Aprendizagens. Os poemas foram escritos entre 2016 e 2018, abordando a relação do eu-lírico com o tempo, já que "há muitas urgências debaixo do sol". 

Nascida no Recife, em 1988, Katarine começou a escrever em 2016 através de seu blog pessoal. Seu primeiro livro, no entanto, foi publicado em 2016 pela editora Cartonera do Mar, a obra "Visceral". Em atividade intensa com a cultura literária, a poeta também foi uma das responsáveis pelo projeto Leia Mulheres em Olinda - voltado para o incentivo à produção feminina na escrita. Também foi uma das escritoras da antologia "No entanto: dissonâncias", publicada pela editora Castanha Mecânica, em janeiro de 2019.

Toda essa carga literária faz Katarine discorrer poemas sobre a mulher e o amor, que também almejam a libertação material e o desejo anticapitalista em "O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas". 

Já Renata Santana escreve e recita desde a infância. Assim como Katarine, publicou seu primeiro livro após uma longa trajetória na literatura. Em 2019, lançou a publicação de contos "Na terceira margem do agora", da editora Castanha Mecânica. Em 2021, tornou-se a primeira mulher negra a vencer o 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura (antigo Prêmio Pernambuco de Literatura), na categoria poesia. Ainda neste ano será lançado "A Mulher do Tempo", obra premiada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Em "O amor na 5ª série aos 30", Renata publica 35 poemas que apresentam histórias sobre paixões, vida urbana, tecnologia, solidão, álcool, sexo e outras vivências no contexto da vida adulta - especificamente na fase dos 30 anos -, deslocadas do local de maturidade -, sendo assim a "Quinta série das coisas", como ela mesma define.

Na noite de autógrafos desse lançamento duplo, as autoras vão falar sobre os processos de criação dos seus livros, irão recitar alguns de seus poemas e o microfone estará aberto a outras e outros poetas que desejem declamar. Os livros podem ser adquiridos de forma virtual, no site das editoras, ou na noite de lançamento.

Serviço:

Lançamento dos livros “O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas”, de Katarine Araújo, e “O amor na 5ª série aos 30”, de Renata Santana.
Quando: Sábado, 12 de março de 2022
Horário: a partir das 20h
Local: Casbah, Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda - PE
Os livros poderão ser adquiridos na ocasião, pelo mesmo valor da compra online.
"O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas": R$ 47
https://www.confrariadovento.com/editora/catalogo/item/279-o-sol-nao-vai-espremer-sua-grandeza-pra-caber-nas-tuas-horas.html
"O amor na 5ª série aos 30": R$ 36
https://www.edicoesmacondo.com.br/produtos/o-amor-na-5-serie-aos-30

Tags

Autor