POESIA

Terceira mulher do Circuito da Poesia, Janice Japiassu recebe estátua no Centro

O circuito traz poetas do imaginário cultural recifense em estátuas espalhadas pelo Centro da Cidade

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 12/03/2022 às 20:41 | Atualizado em 14/03/2022 às 16:32
RODOLFO LOEPERT/PCR
JANICE JAPIASSU Estátua fica nas imediações da Unicap, na Boa Vista - FOTO: RODOLFO LOEPERT/PCR
Leitura:

Importante nome para as artes do Recife, a poeta, artista plástica e compositora Janice Japiassu ganhou a 19ª estátua do Circuito da Poesia do Recife. O busto foi inaugurado pela Prefeitura do Recife neste sábado (12), finalizando a semana das mulheres. O circuito traz poetas do imaginário cultural recifense em estátuas espalhadas pelo Centro da Cidade. A homenagem à Janice, que nasceu em Monteiro, na Paraíba, em 1938, fica localizada em frente nas imediações da Universidade Católica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista.

A poeta começou a trilhar na literatura a partir de 1960, quando chegou para estudar filosofia na UFPE. Neste período, ela conheceu Ariano Suassuna, que era professor da disciplina de estética. O paraibano foi um dos  principais mentores e conspiradores de sua trajetória artística. Ele, inclusive, se referia à Janice como "Musa Sertaneja do Movimento Armorial".

Entre 19 homenageados, Janice é apenas a terceira mulher do equipamento cultural. Segundo o Prefeito João Campos, o Circuito será pautado pela paridade de gênero. "A gente vê mais uma estátua a ser instalada no Recife, de maneira descentralizada, e trazendo a participação feminina cada vez mais presente na nossa cidade. A gente precisa aumentar essa participação, são 19 estátuas, sendo três mulheres e a gente tem o compromisso de aumentar esse número que é tão importante. Então, viva o Recife, viva Janice e viva a Universidade Católica", disse o prefeito.

A estátua foi assinada pelo artista plástico pelo artista Demétrio Albuquerque e  Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) na Rua do Príncipe. O equipamento fica próximo à Universidade Católica de Pernambuco, parceira e grande entusiasta desta nova etapa do Circuito. "Com essa instalação aqui, a gente está fugindo um pouco da lógica de colocar no Recife Antigo ou perto da moradia do homenageado. A gente pensou numa área como a Boa Vista, perto da Universidade, perto da estátua de Clarice, do Teatro do Parque, um complexo educacional e cultural. Vamos mobilizar e levar para as pessoas esse contato, esse encontro com a cultura", contou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.



“Esse espaço é sonhado há muito tempo. A ideia é que o Recife possa aproveitar esse espaço, um novo espaço de cidadania. O que a gente não esperava era receber esse presente justamente no dia do aniversário da cidade", apontou o Reitor da Universidade Católica, Padre Pedro Rubens.

CIRCUITO DA POESIA

O Circuito celebra nomes da literatura e da música recifense. Até então, eram 18 estátuas: Manuel Bandeira (Rua da Aurora); João Cabral de Melo Neto (Rua da Aurora); Capiba (Rua do Sol); Carlos Pena Filho (Praça do Diário); Clarice Lispector (Praça Maciel Pinheiro); Antônio Maria (Rua do Bom Jesus); Ascenso Ferreira (Cais da Alfândega); Chico Science (Rua da Moeda); Solano Trindade (Pátio de São Pedro); Luiz Gonzaga (Praça Mauá); Mário Mota (Pátio do Sebo); Joaquim Cardozo (Ponte Maurício de Nassau); Ariano Suassusa (Rua da Aurora); Alberto da Cunha Melo (Parque 13 de Maio); Celina de Holanda (Avenida Beira Rio); Liêdo Maranhão (Praça Dom Vital); Naná Vasconcelos (Marco Zero); e Reginaldo Rossi (Pátio de Santa Cruz).

Comentários

Últimas notícias