Artista visual indígena Ziel Karapotó ganha exposição no Recife
Trabalhos apresentados trazem temas como a resistência na luta por territórios do seu povo de origem, a etnia Karapotó, no Baixo São Francisco
O artista visual indígena Ziel Karapotó expõe pinturas, desenhos, objetos e vídeos na Christal Galeria, localizada no Pina, Zona Sul do Recife, a partir deste sábado (19), às 10h. A mostra "Ziel Karapotó - Como Fumaça" tem curadoria de Bárbara Collier e ficará em cartaz até o dia 30 de abril, com entrada gratuita. A abertura neste sábado contará com Roda de Toré, às 17h, com a participação de Nilton Júnior e Izabelle Mota.
- Recife recebe 1º festival de cultura dedicado à pessoas com deficiência. Confira a programação
- Janela de Cinema abre inscrições para oficina de criação audiovisual com bolsas de R$ 5 mil
- Paço do Frevo, no Recife, recebe show e aula-espetáculo neste final de semana. Conheça as atrações
- Galeria Janete Costa, no Recife, vira um 'hotel da solidão' em mostra de Marcelo Silveira
Os trabalhos apresentados passeiam pela potência expressiva, cosmologia e, sobretudo, pela resistência na luta por territórios do seu povo de origem, a etnia Karapotó, um povo indígena da região do Baixo São Francisco, na zona rural do município de São Sebastião no estado de Alagoas.
Ziel Karapotó também atua como performer, realizador audiovisual, fotógrafo, curador e arte-educador. Todos seus trabalhos abordam as questões das identidades indígenas, usando da sua própria presença como ferramenta para contribuir com o pensamento anticolonial.
O artista acumula mais de 10 prêmios no campo do audiovisual, como "Um Outro Céu", premiação organizada pela rede de universidades da Bahia (UFBA, UNEB, UFRB), do Pará (UNIFESSPA), Inglaterra (Sussex), com apoio da Fapex e junto do movimento indígena, através da APOINME.
Em 2020, ele obteve Menção Honrosa na 7ª edição do EDP nas artes do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo; e em 2021 foi "Criador Talento" pela Rede Globo, sendo um dos autores indígenas do "Especial Falas da Terra".
"Seremos levados para aquilo que não conseguimos falar, mas sim ver e sentir. Através de obras que derivam do sonho, do segredo, do sagrado, o chão da Christal Galeria se tornará um espaço de troca e representação desse país inventado e forjado chamado Brasi", diz Bárbara Collier, curadora da exposição.
SERVIÇO
Ziel Karapotó – Como Fumaça
Onde: Christal Galeria de Artes (Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina)
Quando: De 19 de março a 30 de abril de 2022
Quanto: Gratuito
Quando: De 19 de março a 30 de abril de 2022