PROGRAMAÇÃO

Paço do Frevo, no Recife, recebe show e aula-espetáculo neste final de semana. Conheça as atrações

Focando no protagonismo feminino e na diversidade de saberes, museu traz apresentações de Laís de Assis, nesta sexta (18), e de Negadeza, no domingo (20)

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 18/03/2022 às 15:42 | Atualizado em 18/03/2022 às 16:14
Notícia
X

O Paço do Frevo, equipamento cultural localizado no Bairro do Recife, dá continuidade às suas ações do Mês Mulher com show da musicista Laís de Assis, nesta sexta-feira (18), às 12h, e aula-espetáculo da artista Negadeza, no domingo (20), às 16h. Os eventos são presenciais e gratuitos.

Violeira, violinista, arranjadora, pesquisadora e arte-educadora, Laís de Assis realiza um projeto artístico que trata da cultura popular nordestina em diálogo com outras vertentes da música brasileira. Com sua viola de dez cordas, a pernambucana propõe a construção de paisagens sonoras diversas, a partir da inspiração nas tradições e da liberdade para o improviso. No show, ela apresenta um repertório de releituras de frevos clássicos e também composições autorais, acompanhada dos músicos Gilú Amaral e Alex Santana.

Já Negadeza é percussionista, cantora, compositora e filha de Aurinha do Coco, que em janeiro encantou-se, deixando um grande legado para a música pernambucana, e neta do ícone Selma do Coco. Atualmente vivendo no Rio de Janeiro, ela retorna a Pernambuco neste domingo para apresentar uma aula-espetáculo no Paço do Frevo.

ANDERSON STEVENS/DIVULGAÇÃO
CULTURA Paço do Frevo fica localizado no Bairro do Recife, no Centro da capital pernambucana - ANDERSON STEVENS/DIVULGAÇÃO
Clélio Tomaz
Paço do Frevo, no centro do Recife, guarda a história desse importante ritmo do carnaval pernambucano - Clélio Tomaz
RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM
Museu Paço do Frevo - RODRIGO LÔBO / ACERVO JC IMAGEM

Na ocasião, a artista celebra as tradições populares, em especial o Coco de Roda, o Cavalo Marinho e o Samba de Latada. Além de explicar a importância dos principais elementos do ritmo, como o bombo, pandeiro e a alfaia, ela apresenta suas músicas autorais e celebra suas raízes, através das canções da mãe e da avó.

As ações são parte da retomada das atividades formativas do Paço do Frevo. De acordo com a comunicação do espaço, o ano de 2022 será agitado dentro e fora do museu. Em consonância com o tema “A Casa do Frevo é o Mundo”, a instituição quer estreitar seus laços com aqueles que mantêm o frevo pulsante, tanto trazendo-os para o Paço quanto chegando até seus espaços, como agremiações ou até mesmo as casas dos mestres e das mestras.

"A Escola é um espaço de formação que tem o frevo como norteador de vários atravessamentos, é uma ferramenta importante dentro do Paço porque acessa muitos conhecimentos, vários deles empíricos, que esses mestres desenvolveram ao longo dos anos, e que muitas vezes não eram documentados", reforça Anne Costa, coordenadora de dança do Paço do Frevo.

"Nossa intenção é fortalecer o vínculo com esses mestres, celebrar esse material intelectual humano e trazer essas figuras para perto, para que eles se sintam parte do museu, assim como também desejamos estar presentes em seus locais de atuação, celebração e memória".

SERVIÇOS
Hora do Frevo – Show de Laís Assis
Quando: 18 de março (sexta-feira)
Horário: 12h
Onde: Ao lado do Aurora Café
Acesso gratuito. Vagas limitadas e de acordo com a ordem de chegada

Aula-espetáculo com Negadeza
Quando: 20 de março (domingo)
Horário: 16h
Onde: Praça do Frevo - 3º andar do Paço do Frevo
Acesso gratuito. Vagas limitadas e de acordo com a ordem de chegada.

Onde: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife - Recife
Horários de visitação: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
Obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19

Tags

Autor