TECNOLOGIA

Saiba como o TikTok ficará ainda mais poderoso na indústria da música

Gigante chinesa lançou a SoundOn, plataforma de marketing, promoção e distribuição que dará ao artista ainda mais caminhos para fazer uma música bombar no aplicativo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 22/03/2022 às 20:34 | Atualizado em 24/03/2022 às 20:34
Notícia
X

A influência que o TikTok vem exercendo na indústria da música não para de crescer. As músicas que viralizam no aplicativos de vídeos rápidos logo crescem nas paradas e entram nos repertórios dos mais variados eventos. Anitta, que há anos vem investindo na carreira internacional, alcançou o quinto lugar do Spotify Global, feito inédito por um brasileiro, muito por conta dessa rede.

Eis que a relevância do aplicativo ganhou um novo episódio neste mês, com a criação do SoundOn, uma plataforma de marketing, promoção e distribuição de música da ByteDance, empresa dona do TikTok. Assim, a marca deixa apenas de ser uma rede social que trabalha com a inserção de músicas para se tornar um concorrente direta no ascendente ramo da música digital.

@anitta E aí? Qual o melhor? #envolver ? Envolver - Anitta

Após um período de testes, a plataforma foi oficialmente lançada nos EUA, Brasil, Reino Unido, Brasil e Indonésia neste mês.

Chegada no ramo da distribuição

Em resumo, o mercado da distribuição envia as músicas para as plataformas de streaming e repassa parte do lucro de streams ao artista. A SoundOn chegará na área sem a necessidade de assinatura para distribuição, como faz a concorrente TuneCore, ou cobrança de taxas, como faz a Distrokid.

PIXABAY
REDE SOCIAL TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês - PIXABAY
PIXABAY
REDE SOCIAL TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês - PIXABAY
PIXABAY
REDE SOCIAL TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês - PIXABAY

A SoundOn ainda promete o pagamento de 100% dos royalties aos artistas por tempo ilimitado nas plataformas de propriedade da ByteDance - TikTok, Resso e CapCut. Já para a distribuição das concorrentes de streaming, o pagamento será de 100% no primeiro ano, mas cairá para 90% no segundo ano e assim sucessivamente - não se sabe ainda qual será o percentual mínimo.

Marketing para novos artistas

Apesar da distribuição, a parte mais interessante do SoundOn são as ferramentas promocionais e de suporte para novos artistas, ainda anônimos, que desejam desenvolver e construir carreiras com ajuda do TikTok. São inúmeros os artistas que foram catapultados para a fama através do aplicativo, sendo Lil Nax X, fenômeno do pop internacional, um dos melhores exemplos.

Quem lançar sua música pelo SoundOn, além de manter seus direitos e royalties com as reproduções do TikTok, poderá difundir melhor o seu trabalho nessa rede, que tem um público gigantesco - 1 bilhão de usuários, de acordo com a contagem mais recente. A nova plataforma dispõe de ferramentas para que o artista tenha uma melhor percepção do desenvolvimento desse público.

A novidade ainda conta com consultoria especializada para artistas e suporte promocional com os próprios criadores de conteúdo do TikTok. Outra possibilidade é a compra de publicidade segmentada para marketing digital na rede. Isso pode ajudar no impulsionamento de um conteúdo estratégico para fazer determinada canção bombar.

"Novos artistas e criadores musicais são uma comunidade vibrante dentro do TikTok e o SoundOn foi projetado para apoiá-los enquanto dão os primeiros passos em suas carreiras”, disse Ole Obermann, chefe global de música do TikTok. "Estamos incrivelmente empolgados sobre como isso irá surgir e impulsionar novos talentos e como o SoundOn contribuirá para uma indústria musical global cada vez mais diversificada e crescente."

@virginiafonseca

Nao ri

? Putariazinha - Felipe Amorim

Assim, o TikTok capitaliza ainda mais o seu potencial na indústria musical. É algo semelhante ao que ocorreu com o Facebook (atual Meta) com a publicidade, que parecia um paraíso para marcas e influenciadores no começo, mas logo começou a apresentar uma complexa estrutura de marketing.

No caso das redes da Meta, isso envolveu uma expressiva queda de alcance, a fim de que os usuários pagassem por anúncios. Os criadores de conteúdo do TikTok, aplicativo cujo maior trunfo é justamente uma maior democratização do alcance, esperam que algo semelhante não ocorra.

Acordo com o Ecad

No Brasil, o TikTok já havia dado um passo importante para a sua institucionalização na indústria da música ao firmar um contrato com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para o pagamento de direitos autorais.

A iniciativa garantiu uma nova fonte de receita para compositores, editoras musicais e artistas. Este acordo inclui ainda o pagamento retroativo pelo uso de músicas na plataforma, estabelecendo uma parceria para o futuro.

O Ecad e o TikTok não divulgaram a porcentagem estabelecida na negociação. Apesar disso, a média do mercado é que 12% das receitas das plataformas sejam destinadas aos direitos autorais, segundo informações do Ecad e da UBC. Deste percentual, 9% são repassados para compositores e editores musicais, enquanto 3% vão para o Ecad.

Tags

Autor