CINEMA

OSCAR 2022: Saiba quais são as atrizes indicadas e quem deve levar prêmio

De início, a favorita para o prêmio parecia ser Kristen Stewart ("Spencer"), mas os termômetros da premiação mostram outras possibilidades para a vitória

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/03/2022 às 17:50
Notícia
X

O Oscar 2022 será realizado neste domingo (27), com transmissão no Brasil a partir das 22h, e marca mais uma disputa acirrada para o prêmio de Melhor Atriz. Concorrem Jessica Chastain ("Os Olhos de Tammy Faye"); Olivia Colman ("A Filha Perdida"); Penélope Cruz ("Mães Paralelas"); Nicole Kidman ("Apresentando os Ricardos") e Kristen Stewart ("Spencer").

De início, a favorita para o prêmio parecia ser Kristen Stewart, que vive a Princesa Diana num drama biográfico que mostra o que poderia ter ocorrido no último Natal dela com a Família Real Britânica, antes de se divorciar de Charles, Príncipe de Gales. O grande destaque do filme foi justamente a atuação de Stewart, que ficou conhecida pela saga "Crepúsculo". A crítica logo cravou sua indicação para Melhor Atriz.

Contudo, as premiações que servem de termômetro para o Oscar mostram uma outra possível favorita. Em primeiro lugar, Stewart sequer foi indicada ao Sindicato de Atores de Hollywood, o Screen Actors Guild Awards (SAG Awards). Quem levou foi Jessica Chastain, por "Os Olhos de Tammy Faye".

DIVULGAÇÃO
OSCAR 2022 Jessica Chastain concorre a Melhor Atriz por "Os Olhos de Tammy Faye" - DIVULGAÇÃO

"Os Olhos de Tammy Faye" também tem um tom biográfico, baseado na história da maior apresentadora gospel da TV norte-americana, a lendária Tammy Faye Bakker. O longa acompanha a ascensão e queda da televangelista e de seu marido, Jim Bakker (Andrew Garfield) nas décadas de 1970 e 1980.

Dividindo a crítica, o filme foi mais elogiado justamente pela atuação de Chastain, que ainda abocanhou o Critics Choice Awards e pode ser considerada a favorita da corrida. Contudo, as outras atrizes também entregaram ótimos trabalhos que, inclusive, possuem afinidades com o Oscar para Melhor Atriz.

DIVULGAÇÃODIVULGAÇÃO
OSCAR 2022 Nicole Kidman concorre a Melhor Atriz por "Apresentando os Ricardos" - DIVULGAÇÃODIVULGAÇÃO

Nicole Kidman venceu o Globo de Ouro com "Apresentando os Ricardos", de Aaron Sorkin. É mais uma trama sobre bastidores de Hollywood. Ela vive Lucille Ball, atriz que consegue ascender no mercado televisivo na década de 1940, chegando ao ápice nos anos 1950 com o programa "I Love Lucy", até que enfrenta várias crises na carreira. É um tipo de papel que a Academia adora.

Olivia Colman, que venceu o Oscar de Melhor Atriz por "A Favorita" (2019), surpreendeu a muitos com "A Filha Perdida", de Maggie Gyllenhaal. O longa é uma adaptação do livro de Elena Ferrante que analisa alguns tabus, como o casamento que não completa e como a maternidade pode ser sufocante.

DIVULGAÇÃO
OSCAR 2022 Olivia Colman concorre a Melhor Atriz por "A Filha Perdida" - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
OSCAR 2022 Olivia Colman concorre a Melhor Atriz por "A Filha Perdida" - DIVULGAÇÃO

Já Penélope Cruz venceu o prêmio de Melhor Atriz pelo trabalho em "Mães Paralelas", de Pedro Almodóvar, no Festival de Veneza. O longa acompanha duas mulheres, Janis e Ana, que se conhecem no hospital onde estão prestes a dar à luz. Enquanto Janis está muito feliz, Ana está apreensiva e traumatizada. No contraste, nasce um forte vínculo.

Confira também quais são os atores e quem deve ser o vencedor

Saiba como assistir à cerimônia

Pela primeira vez em anos, a cerimônia do Oscar não será transmitida na TV aberta. A Globo, que exibia até o ano passado, mostrará os detalhes da premiação no Globoplay na noite deste domingo (27), a partir das 21h. Além do streaming, a cerimônia será exibida nos canais TNT e TNT Series, com uma programação que acontecerá desde o pré-show.

Em sinal aberto para os não assinantes, o Globoplay transmitirá ao vivo os melhores momentos do Oscar 2022, que acontece anualmente em Los Angeles. A emissora escalou como apresentadores e comentaristas: Maria Beltrão, da GloboNews; Marcelo Adnet; Fábio Porchat, do GNT; e Dira Paes.

Tags

Autor