CINEMA

OSCAR 2022: Tem filme brasileiro na disputa?

Todos os anos a Academia Brasileira de Cinema escolhe um filme para representar o País na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 24/03/2022 às 15:49 | Atualizado em 24/03/2022 às 15:51
Notícia
X

A cerimônia do Oscar 2022 será realizada neste domingo (27), com exibição no Brasil a partir das 22h (horário de Brasília). No ano passado, um filme brasileiro foi indicado: "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, disputou na categoria Melhor Documentário. Apesar das expectativas, o prestígio ao cinema brasileiro não voltou a ocorrer em 2022.

Todos os anos a Academia Brasileira de Cinema escolhe um filme para representar o País na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional. O escolhido para 2022 foi "Deserto Particular", de Aly Muritiba, produção que teve uma boa recepção em eventos como Festival de Veneza e Mix Brasil. O filme, no entanto, não foi selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

"Deserto Particular" é protagonizado por Antonio Saboia ("Bacurau"), como Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.

Em 2020, existiu uma expectativa em torno da indicação da indicação de "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, mas o escolhido pela Academia Brasileira foi "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz. O Brasil não concorre na categoria de Melhor Filme Internacional desde 1999, quando o clássico “Central do Brasil”, de Waltter Sales, foi indicado.

Não tem filme, mas tem diretor brasileiro

Apesar de ser uma produção estadunidense, o documentário “Onde eu Moro” (“Lead Me Home”), disponível na Netflix, tem direção do carioca Pedro Kos ao lado do americano Jon Shenk. A produção foi indicada a Melhor Documentário.

Kos já tinha a experiência de ter sido editor de outros filmes indicados ao Oscar como “Lixo Extraordinário” (indicado em 2011) e “The Square” (2014). Essa é a sua primeira indicação do brasileiro como diretor de filme próprio.

“Onde eu Moro” é um documentário original da Netflix que mostra a realidade das pessoas que vivem em situação de rua em Los Angeles, San Francisco e Seattle, na costa oeste americana.

Tags

Autor