LITERATURA

Recital no Recife marca lançamentos dos autores Bárbara Melo e André Zahar

"Quintal de Palavras", realizado no Poço das Artes, será aberto à participação de outros poetas e músicos que desejem divulgar seus trabalhos

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/03/2022 às 18:41
Notícia
X

Em uma trégua dos momentos mais agudos da pandemia, os autores André Zahar ("Todas Palavras Feitas da Terra", ed. Chiado Books) e Bárbara Melo ("Cada Palavra que solto", ed. Urutau) lançam presencialmente seus livros inéditos no recital "Quintal de Palavras", realizado no Poço das Artes, no Poço da Panela, a partir das 16h.

Até então, os trabalhos só puderam ser apresentados ao público pelos meios digitais. Agora, ganham vida num recital que terá formato acústico, aberto à participação de outros poetas e músicos que desejem divulgar seus trabalhos.

Cuidadora do ateliê Barbarizá, artista visual, educadora e designer gráfica, Bárbara Melo chega ao "Quintal de Palavras" com o seu primeiro livro, "Cada palavra que solto". Trata-se de uma obra que mergulha na intimidade dos quintais da infância e cartografias afetivas, propondo uma reconexão mais profunda e afetiva com os espaços e o outro.

MICHELLE ASSUMPÇÃO/DIVULGAÇÃO
LITERATURA André Zahar lança "Todas Palavras Feitas da Terra" no Quintal das Palavras - MICHELLE ASSUMPÇÃO/DIVULGAÇÃO
MICHELLE ASSUMPÇÃO/DIVULGAÇÃO
LITERATURA Bárbara Melo lança "Cada Palavra que Solto" no Quintal das Palavras - MICHELLE ASSUMPÇÃO/DIVULGAÇÃO

"Cada palavra que solto é um álbum de fotografias, um inventário de viagens, uma coleção de personagens, um diário, um arquivo ambulante de desenhos, um mapa, um manifesto de desapego e coragem. Nasci de novo e precisei escrever para começar a andar na vida. Este livro conversa com isso. Convida para nascer, andar, viver", diz Bárbara.

Já o poeta e jornalista André Zahar buscou inspiração em sítios arqueológicos presentes no Nordeste do Brasil, como Serra da Capivara (PI), Vale do Catimbau (PE), Carnaúba dos Dantas (RN), Pedra do Ingá (PB), Lajedo do Pai Mateus (PB), para buscar na vivência pessoal do tempo o que há de mais remotamente humano.

Para alcançar essa poética, optou por escrever "Todas palavras feitas da terra" a mão, usando carvão. Mas em 2020, quando ele se preparava para lançar seu livro inédito, após oito anos de "Mafuá - Autoajuda para Mamutes" (Baluarte Editora-RJ/2012), todas atividades culturais presenciais foram suspensas pela pandemia. E, desde então, Zahar passou a buscar divulgar o trabalho no suporte digital, por meio de videopoemas, lives e outras ações.

"Fizemos uma pré-venda, em 2020, e uma campanha em 2021 de financiamento coletivo para ajudar no lançamento presencial. O momento agora é de devolver para os apoiadores a força recebida e buscar chegar a um público fora das 'bolhas' virtuais", avalia.

Sobre o Poço das Artes

O Poço das Artes é um espaço cultural criado em 2009 e renascido em 2016, com exposição permanente de pintura, desenho, fotografia e escultura de Clarissa Garcia e outros artistas. Ali também são realizados shows intimistas (principalmente de música instrumental e choro), brechós, mostras, lançamentos de livros, entre outros eventos.

O ateliê/residência artística fica no Poço da Panela, bairro de importância histórica para o Recife. Na atualidade, casarões coloniais abrigam cada vez mais ateliês, casas de escritores, pontos de encontro para boemia e efervescência cultural.

Tags

Autor