TELEVISÃO

PANTANAL: Tudo o que você precisa saber sobre a nova versão da TV Globo

Novela será uma será uma grande homenagem à obra original de Benedito Ruy Barbosa, exibida na TV Manchete, em 1990

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 28/03/2022 às 19:23 | Atualizado em 28/03/2022 às 19:56
Notícia
X

A nova "Pantanal", que estreia no horário nobre da TV Globo nesta segunda-feira (28), será uma grande homenagem à obra original de Benedito Ruy Barbosa. Seguindo essa linha, não haverá grandes alterações na história ou nos personagens, mas sim mudanças naturais pela ambientação nos nossos dias.

Isso impactará a relação com a tecnologia ou a destruição do bioma, que será mostrada através das imagens. O autor responsável pela adaptação é Bruno Luperi, neto de Benedito, com o direção artística de Rogério Gomes.

A trama retoma a saga da família Leôncio no pantanal de Mato Grosso. Joventino (Irandhir Santos) chega às terras acompanhado do primogênito José Leôncio (Renato Goés/Marcos Palmeira). Ele desaparece após sair sozinho para caçar bois e o filho promete, então, caçar todos os dias na esperança de encontrar seu pai, tornando-se assim um dos principais criadores de gado da região. A segunda fase marca a chegada de Jove (Jesuíta Barbosa), filho de José, que foi criado no Rio de Janeiro.

Mais personagens

Madeleine Novaes (Bruna Linzmeyer/Karine Telles)

JOÃO MIGUEL JR/GLOBO
REMAKE Madeleine (Bruna Linzmeyer) na primeira fase de 'Pantanal' - JOÃO MIGUEL JR/GLOBO

Provocante, subversiva por natureza e sensual, ela arrebata corações. Não dá a mínima para normas ou qualquer convenção social que a mãe, Mariana (Selma Egrei), tenta ditar. Enquanto Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado), sua irmã, reza pela cartilha da mãe, Madeleine age pela do pai, Antero (Leopoldo Pacheco), blefando, aqui e acolá, para conseguir o que quer.

Juma Marruá (Alanis Guillen)

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
PROTAGONISTA Alanis Guillen é quem viverá a icônica Juma Marruá na versão da Globo; na Manchete, papel foi de Cristiana Oliveira - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Filha de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), Juma cresce sob os cuidados da mãe. Nasceu e viveu limitada ao pedacinho de terra que era de José Leôncio, mas que seus pais tomaram posse ao desembarcarem no Pantanal. De Maria, Juma herda os hábitos, as artes da caça e a capacidade de não depender de ninguém para nada. Ela se apaixona por Jove.

Filó (Leticia Salles/Dira Paes)

DIVULGAÇAO
Dira Paes em "Pantanal" - DIVULGAÇAO

Surge grávida de Tadeu (José Loreto) na fazenda de José Leôncio, onde passa a viver e trabalhar como empregada. Sempre foi, na verdade, muito mais que isso. Filó é a alma e o coração daquela casa. É uma mulher religiosa, apegada à sua fé.

Tadeu (José Loreto)

João Miguel Júnior/Globo
José Loreto dará vida a Tadeu no remake - João Miguel Júnior/Globo

Sujeito simples e rudimentar, de poucas palavras e sem grandes ambições na vida, além de aproveitar a jornada. Na infância, troca os estudos pela garupa do padrinho, José Leôncio. Mesmo depois que Filó diz a Zé que Tadeu é seu filho, a pedido dela, o menino não tem um tratamento diferenciado

Velho do Rio (Osmar Prado)

JOÃO MIGUEL JR/GLOBO
REMAKE Osmar Prado vive o marcante Velho do Rio na nova 'Pantanal' - JOÃO MIGUEL JR/GLOBO

Ponto de contato entre o mundo físico e espiritual e a síntese de uma consciência ecológica coletiva, o Velho do Rio é um encantado. Uma espécie de guardião deste paraíso em terra que se chama Pantanal. Apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri

Tenório (Murilo Benício)

GLOBO/DIVULGAÇÃO
PANTANAL Murilo Benício vive o vilão Tenório em remake da novela - GLOBO/DIVULGAÇÃO

Vem do Paraná para o Pantanal com um passado que prefere esconder. Fazendeiro, marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e pai de Guta (Julia Dalavia), é um sujeito prático, frio e extremamente racional. Para a família, é um homem moralista, retrógrado, conservador e preconceituoso Por isso a surpresa quando Guta descobre que o pai tem outra família, mas em São Paulo.

O que vai mudar?

Apesar de conservar as principais temáticas e estrutura, quem assistiu o sucesso de 1990 notará algumas diferenças. Na versão original, por exemplo, Cláudio Marzo interpretou Joventino, José Leôncio e o Velho do Rio, que agora são vividos por Irandhir Santos, Renato Goés/Marcos Palmeira e Osmar Prado, respectivamente.

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO
NOVELA Joventino (Irandhir Santos) na primeira fase no remake de "Pantanal" que estreia dia 28 de março na TV Globo - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

Também existem mudanças decorrentes da passagem do tempo, já que a nova novela não se passa nos anos 1990. Há 30 anos, a grande inovação tecnológica na região era o rádio. Hoje, a internet chegou e as fronteiras desapareceram. Mas José Leôncio deixou a fazenda presa ao passado, do jeito que estava quando o pai saiu.

"Apesar desse advento do tempo, que é bem presente, as mudanças serão vistas de forma bastante orgânica, pois é a mesma história que estamos contando", diz Bruno Luperi.

Mudanças no bioma

De acordo com o autor, as mudanças do Pantanal pela ação do homem serão vistas através das imagens. "Esses 30 anos que passaram são muito intensos na mudança. Antes, o Jayme Monjardim [que fez a direção geral em 1990] gravava muito a água. Agora, precisamos de muita poeira", diz Bruno Luperi.

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO
NOVELA Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes), com os peões Anacleto (Romeu Benedicto), Quim (Chico Teixeira), Tião (Fabio Neppo) em "Pantanal", que estreia dia 28 de março na TV Globo - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

"Na primeira versão, a novela antecedeu a Conferência Rio-92. Hoje, essa questão da natureza ficou cada vez mais sensível, intensa, e o Pantanal está gritando cada vez mais alto. “Vamos repetir esse alerta, mostrando paisagens em que o bioma não existe mais. Essa agonia do bioma, a maneira como ele responde à ganância do homem, está muito presente."

O diretor Rogério Gomes acrescenta que "o pantanal é o grande protagonista dessa história". "Você vai para lá e se sente em outro planeta. Tem uma energia muito forte. Se você estiver bem, sairá bem, se estiver mal, sairá pior, Você é expulso se não andar junto com a natureza. Com todo o respeito e carinho, a relação nos deu bons frutos."

Música

Um dos aspectos marcantes de "Pantanal" da Manchete foi a trilha sonora marcada por músicas de um Brasil profundo, a começar pela abertura do Sagrado Coração da Terra, composta por Marcus Viana. Agora, a abertura terá Maria Betânia. Alceu Valença também participa com uma versão acústica de "Dois Animais".

"Não tem como fugir da viola, do violeiro. Queremos fazer homenagens, deixando códigos da novela", diz Rogério Gomes. "Pantanal" ainda conta com direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Tags

Autor