LANÇAMENTO

Livro que aborda a vulnerabilidade feminina em Pernambuco será lançado nesta terça-feira (19)

Obra é um desdobramento da premiada tese de doutorado da socióloga Ana Paula Portella

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 18/04/2022 às 20:35 | Atualizado em 18/04/2022 às 20:37
Notícia
X

A socióloga Ana Paula Portella lança, nesta terça-feira (19), o livro "Como Morre Uma Mulher" (editora UFPE). Desdobramento de sua tese de doutorado, a obra aborda a vulnerabilidade feminina em Pernambuco. O lançamento, a partir das 19h30, acontece no Armazém do Campo, na área central do Recife. 

Na obra, Ana Paula Portella articula contribuições da teoria sociológica contemporânea, da criminologia e da teoria feminista para realizar uma análise das diferentes configurações sociais no tempo e no território que explicam como e por que as mulheres são assassinadas de forma durável e trágica, em distintos contextos e por diferentes motivações, em Pernambuco.

"A importância da minha pesquisa é revelar que mulheres negras e pobres estão expostas a múltiplas vulnerabilidades que levam à violência letal. Ou seja: mulheres negras e pobres, vivendo em localidades precárias, sofrem mais e morrem mais por violência doméstica e por outros tipos de violência, especialmente aquela decorrente da criminalidade”, explica a autora.

Ativista feminista e engajada em diversas causas sociais, Ana Paula Portella reservou 120 exemplares para distribuição gratuita ou colaboração voluntária para integrantes de movimentos sociais e populares, ONGs, bibliotecas e estudantes interessados no tema da violência contra as mulheres.

A tese de doutorado da socióloga, que foi o ponto de partida para a publicação do livro, foi premiada em âmbito nacional, pela Capes, e internacional, eleito o melhor trabalho de doutorado das Américas na área de pesquisas sobre violência, crime e políticas públicas de segurança. 

COMO ADQUIRIR

Os interessados em adquirir a obra, na ocasião, poderão contribuir com um valor simbólico. Os demais exemplares podem ser adquiridos diretamente com a autora ([email protected]) por R$ 60 e, em breve, nas livrarias locais.

Tags

Autor