ESCOLAS DE SAMBA

Saiba como é feita a apuração das notas das escolas de samba

Cerca de nove quesitos são avaliados pelos julgadores, que seguem o Manual do Julgador da Liga Independente da Escolas

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 26/04/2022 às 10:13
Notícia
X

Os desfiles das escolas de samba tomaram conta da Sapucaí no último final de semana. Nesta terça-feira (26), a partir das 16h, será o momento da apuração das notas que vão definir as campeãs.

O público poderá acompanha a apuração através da TV Globo e do Globoplay, plataforma de streaming da emissora. Assim, o evento será transmitido após a novela "O Clone" e antes de "Além da Ilusão".]

No Grupo Especial, são 12 agremiações que disputam o título: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro, Beija-Flor, Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca.

Como são feitos os julgamentos?

Os jurados farão darão notas baseados no Manual do Julgador, criado pela Liga Independente da Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

Fernando Grilli/Riotur
EM 2020 A Unidos do Viradouro foi a última grande campeã do grupo especial das escolas de samba cariocas - Fernando Grilli/Riotur
Fernando Frazão/Agência Brasil
Adiamento dos desfiles das escolas do Rio e São Paulo acontece semanas depois das duas prefeituras anunciarem o cancelamento do Carnaval de rua - Fernando Frazão/Agência Brasil

Cerca de nove quesitos são avaliados: harmonia, bateria, comissão de frente, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira e evolução. Também existem descontos de notas por exigências não cumpridas.

Entenda o que é avaliado em cada quesito:

Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.

Samba-enredo: Avalia se e a letra do samba transmite o enredo proposto. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de dançar e cantar.

Bateria: Certifica o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. 

Alegoria: Julga os carros alegóricos, as suas belezas e as relações com o enredo.

Comissão de Frente: Se a coreografia contou com movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Também dão nota para a fantasia.

Enredo: Se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, para que o público consiga fazer uma leitura fácil da apresentação.

Fantasia: Julga a beleza e o significado das fantasias. Também é possível se tentar a detalhes e ao acabamento.

Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia e a graciosidade dos movimentos, além das fantasias.

Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.

Tags

Autor