TEATRO

Teatro na UFPE reabre com peça gratuita do Magiluth. Confira datas e horários

"Aquilo que o meu olhar guardou para você", do Grupo Magiluth, marca reabertura do Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 02/05/2022 às 11:08
Notícia
X

Após dois anos fechado por conta da pandemia e receber melhorias em sua estrutura, o Teatro Milton Baccarelli, localizado dentro do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, volta a receber o público nesta semana.

O espaço da Cidade Universitária recebe, nesta quarta (4) e quinta-feira (5), às 18h30, apresentações gratuitas do espetáculo "Aquilo que o meu olhar guardou para você", do Grupo Magiluth. Na última semana, o coletivo apresentou a peça "Estudo Nº 1: Morte e Vida" no Teatro do Parque.

Vale ressaltar que esse não é o Teatro da UFPE, que tem 1.931 lugares, sendo segundo maior teatro de Pernambuco, após o Teatro Guararapes. Esse permanece fechado.

As sessões são fruto da parceria do curso de Licenciatura em Teatro da universidade com o Feteag - Festival de Teatro do Agreste.

Espaço é fruto de luta

O Teatro Milton Baccarelli foi inaugurado após uma luta de anos dos professores, como João Denys, e alunos do curso de Teatro da UFPE.

Logo se estabeleceu como um espaço de dupla potência: além de sediar apresentações, também é um local de ensino, onde os discentes podem colocar em prática os conteúdos do campo artístico.

Desde então, tem ocupado um lugar de destaque na produção universitária e também agregado vários setores da sociedade civil.

DIVULGAÇÃO
TEATRO Peça "Aquilo que meu olhar guardou para voce?", do Magiluth (PE) - DIVULGAÇÃO

Agora, seu retorno foi viabilizado graças, mais uma vez, à mobilização da comunidade acadêmica, a exemplo do MOVAN (Movimento Abdias do Nascimento), Diretório Acadêmico do curso de Teatro, e aos editais da universidade, que ajudaram na manutenção do teatro.

"A importância do Milton Baccarelli para a universidade, para o CAC, é enorme. Com a revitalização, esperamos que o teatro-escola possa se firmar como mais um equipamento cultural para o Recife, estreitando os laços da UFPE com a cidade", diz Marianne Tezza Consentino, coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro.

"Essas primeiras apresentações reforçam nossa parceria com o Feteag e também são um retorno para aqueles que se engajaram nas melhorias do espaço, como a equipe de pintores e de lavagem. Eles serão convidados especiais do evento".

Parceria com o Feteag

A parceria entre o Festival de Teatro do Agreste e o festival com o curso de Teatro da UFPE vem se fortalecendo desde 2016 e consiste, entre outras ações, em levar espetáculos e atividades formativas para a universidade.

Fundado em 1981, o Feteag surgiu com o objetivo de fortalecer o campo das artes cênicas na cidade agrestina, dialogando com a política de iniciação e sensibilização desenvolvida pelo TEA - Teatro Experimental de Arte.

SERVIÇO
"Aquilo que o meu olhar guardou para você", do Grupo Magiluth
Onde: Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE - Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária)
Quando: Dias 4 e 5 de maio, às 18h30
Quanto: Gratuito, com ingressos distribuídos 1h antes das apresentações

Tags

Autor